Projetos contemplados em edital de internacionalização apresentam experiência em missões no exterior

Evento híbrido reuniu representantes dos projetos contemplados e empresas participantes das missões internacionais para compartilhar resultados e experiências de internacionalização (Foto: Joao Eduardo Albino)

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) realizou, na tarde desta segunda-feira, 23, uma reunião híbrida para a apresentação dos resultados do edital 02/2025, voltado à internacionalização de empresas catarinenses. O encontro foi marcado pelo compartilhamento das experiências vividas ao longo das missões internacionais.

Participaram presencialmente, na sede da Fapesc, a diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação, Valeska Daniela Tratsk, membros da Gerência de Inovação, da Gerência de Prestação de Contas e os três proponentes responsáveis pela execução dos programas aprovados em edital com investimento global de até R$ 2 milhões para estruturar e conduzir as iniciativas.

De forma on-line, as empresas que integraram as missões apresentaram seus pitchs e relataram os resultados alcançados, as conexões estabelecidas e a visão estratégica construída a partir da vivência no exterior. Algumas já firmaram parcerias e começam a registrar retorno financeiro a partir do processo de internacionalização.

De acordo com a diretora de CTI, Valeska Daniela Tratsk, a ação reforça o papel estratégico do Estado no cenário global de inovação. Ela também destacou o apoio do Governo de Santa Catarina, sob a liderança do governador Jorginho Mello, no fortalecimento de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento científico e tecnológico.

“Santa Catarina já é referência nacional em inovação e empreendedorismo. O crescimento da atividade tecnológica e o avanço das empresas de base inovadora mostram a força do nosso ecossistema. Quando promovemos experiências internacionais como essas, ampliamos horizontes, criamos conexões globais e preparamos nossas empresas para competir em alto nível. Esse é um compromisso do Governo do Estado e da Fapesc: fomentar a internacionalização, estimular o desenvolvimento tecnológico e garantir acesso a capacitações, benchmarking e oportunidades estratégicas no exterior”, afirmou.

A gerente de Tecnologia e Inovação da Fapesc, Sônia Bernardini, destacou que os resultados apresentados evidenciam a efetividade do programa na preparação das empresas para o mercado internacional.

“Os relatos que ouvimos mostram claramente o impacto do edital no fortalecimento da competitividade das empresas catarinenses. Não se trata apenas de participar de uma missão internacional, mas de vivenciar um processo estruturado de preparação, conexão e posicionamento estratégico. Isso consolida a atuação da Fapesc no incentivo à inserção global e no desenvolvimento contínuo do ecossistema de inovação do nosso Estado”, ressaltou.

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)

Gizely Campos / gizely.campos@fapesc.sc.gov.br

Telefone: (47) 99104-6738