
Diretora de CTI, Valeska Tratsk, falou sobre as oportunidades oferecidas por meio de editais de fomento durante palestra no TransformAgro. (Fotos: Nanachara Sperb/IFC Concórdia)
O trabalho desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e o apoio para o desenvolvimento de projetos nas áreas de sustentabilidade ambiental e inovação no meio rural foram apresentados nesta quinta-feira, 12, em Concórdia. Durante o TransformAgro – Fórum sobre Resíduos e Inovação Rural, organizado pelo Instituto Federal Catarinense (IFC), em parceria com a Fapesc, professores, estudantes, pequenos produtores e empresários do agronegócio conheceram as oportunidades de fomento oferecidas pelo Governo do Estado nas áreas de pesquisa e inovação.
A diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) da Fapesc, Valeska Tratsk, foi uma das palestrantes do evento no Oeste catarinense, e abordou o tema “Inovação para o Desenvolvimento Sustentável no Meio Rural: estratégias, tendências e oportunidades para Santa Catarina”. Segundo ela, a participação da Fapesc no Fórum não apenas aproxima a fundação do ecossistema regional como também promove a divulgação das oportunidades de fomento oferecidas. “O coração do agronegócio catarinense pulsa no Oeste e eventos como este são de extrema importância para se pensar e debater o futuro do setor, com uma perspectiva de sustentabilidade financeira e ambiental e inovação. O Governo de Santa Catarina, por meio da Fapesc, incentiva o desenvolvimento da pesquisa e de projetos de inovação tanto voltados diretamente para o agro quanto os que possam colaborar com a sua cadeia. Estar na TransformAgro é uma maneira da Fapesc estar próxima de pessoas que vão colaborar com o futuro do setor e mostrar que o Estado está atento para as demandas do agro catarinense”, afirma Valeska.

O TransformAgro teve o objetivo de promover o diálogo e a troca de experiências sobre práticas sustentáveis no agronegócio, sustentabilidade ambiental e a importância da diversificação da produção agrícola nas pequenas propriedades rurais. Para isso, abordou nesta quinta-feira, em meio de mesas redondas e palestras, temas como a gestão de resíduos, implementação de tecnologias inovadoras no campo, e as novas tecnologias em sustentabilidade ambiental, bionegócios e bioeconomia.
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Milena Nandi – milena.nandi@fapesc.sc.gov.br
49 98878-7828