SDR Joaçaba discute criação do Polo de Inovação Vale do Rio do Peixe

O secretário regional de Joaçaba, Jair Antônio Lorensetti e o diretor-geral da SDR, José Sérgio Rosseti, participaram de uma reunião com o prefeito de Joaçaba, Rafael Laske, na semana passada. O objetivo foi debater os projetos previstos para 2012, cujas ações devem refletir no desenvolvimento regional.

Destaque para o Polo de Inovação Vale do Rio do Peixe (Inovale), que visa a disseminação da inovação e de novas tecnologias, além de gerar desenvolvimento sustentável e empreendimentos inovadores. O projeto, desenvolvido pelo Núcleo de Inovação Tecnológica da Unoesc, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e da SDR Joaçaba, está em fase de captação de recursos. As primeiras atividades são previstas para este ano.

O Polo Inovale, que terá sede em Joaçaba, vai abranger os 14 municípios de abrangência da SDR e da Associação dos Municípios do Meio-Oeste Catarinense (Ammoc): Água Doce, Capinzal, Catanduvas, Erval Velho, Herval d’ Oeste, Ibicaré, Jaborá, Joaçaba, Lacerdópolis, Luzerna, Ouro, Tangará, Treze Tílias e Vargem Bonita. As áreas de atuação serão: alimentos (bacia leiteira), engenharia biomédica, florestas renováveis, metalmecânico e energias renováveis.

Conforme o secretário Jair Lorensetti, o polo representa o interesse de toda a região e por isso é importante a parceria com os prefeitos. Dentre os benefícios, ele destaca o fomento à inovação, a manutenção dos atuais empreendimentos na região, a atração de novos investimentos, o aumento da arrecadação e a retenção dos talentos nos municípios. “Há um anseio da região para que o Inovale esteja entre os polos de inovação a serem implantados em Santa Catarina”, destaca Lorensetti.

Também participaram da reunião, no gabinete do prefeito Rafael Laske, o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Jorge Pohl; o secretário municipal de Administração, Felipe Bordin; o chefe de gabinete da Prefeitura de Joaçaba, Eli Martins; e o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica da Unoesc, Moisés Diersmann.

Fonte: Mayelle Hall – Secretaria de Estado de Des Reg Joaçaba