
Durante a explanação, a diretora de CTI da Fapesc, Valeska Daniela Tratsk, destacou dados do relatório “Mulheres de Impacto: da Ciência à Inovação em Santa Catarina”, que traz informações sobre a participação feminina na ciência, tecnologia e inovação no Estado. (Foto: Cecom/IFC Blumenau)
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) participou, na manhã desta quarta-feira, 11, do I Workshop Mulheres e Meninas na Ciência, realizado pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Blumenau. O evento integrou as comemorações do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, iniciativa lançada em 2015 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).


Representando a Fapesc, a diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação, Valeska Daniela Tratsk, apresentou o relatório “Mulheres de Impacto: da Ciência à Inovação em Santa Catarina” e destacou o impacto das políticas da Fundação na ampliação da presença feminina no ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado. “A fundação mantém programas estratégicos, como o Mulheres+Tec, que incentiva o empreendedorismo feminino em startups e spin-offs, e o Mulheres+Pesquisa, voltado ao apoio de projetos liderados por mulheres. Embora elas ainda representem apenas 33% dos pesquisadores e 12% das integrantes das academias científicas, em 2024 as mulheres passaram a responder por 52% dos beneficiados com recursos de fomento. Esse resultado comprova que nossas políticas estão ampliando, de forma efetiva, a participação feminina em todas as etapas do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação”, destacou.
O coordenador do evento, professor Hylson Vescovi Netto, ressaltou que o workshop foi uma oportunidade para fortalecer o debate sobre o papel das mulheres na ciência e promover reflexões que impactam práticas educacionais e institucionais. “O evento, realizado junto à comunidade acadêmica do IFC Campus Blumenau e à comunidade externa, ampliou a reflexão sobre a participação feminina em todas as áreas do conhecimento”, finalizou.
O encontro foi promovido pela Coordenação de Pesquisa e Inovação, em parceria com o Núcleo de Gênero e Sexualidade do IFC.
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Gizely Campos / gizely.campos@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (47) 99104-6738