
Fábio Zabot Holthausen foi presidente da Fapesc entre os anos de 2019 e 2022. (Foto: Arquivo Fapesc)
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) comunica e lamenta o falecimento de seu ex-presidente, Fábio Zabot Holthausen, aos 50 anos, nesta segunda-feira, 9 em Itajaí.
O professor esteve à frente da gestão da Fapesc entre os anos de 2019 e 2022, estabelecendo o diálogo com os diferentes atores do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) de toda Santa Catarina. Ao longo deste período, atuou também como conselheiro e presidente do Conselho de Administração do Sapiens Parque e conselheiro e diretor Regional Sul do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).
Atualmente, Holthausen era diretor de Inovação e Empreendedorismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Também era vice-presidente de Educação e Pesquisa da Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Brasil-Portugal (SC), conselheiro do Conselho de Inovação do Município de Florianópolis e conselheiro do Conselho Deliberativo do Elume – Centro Regional de Inovação.
Doutorando em Administração, o ex-presidente da Fapesc era mestre em Direito Constitucional, especialista em Liderança e Gestão de Instituições de Ensino Superior, possuía MBA em Gestão Empresarial e graduação em Direito.

Natural de Tubarão, Sul de Santa Catarina, onde iniciou a carreira acadêmica, atuou como docente de graduação e pós-graduação na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), foi cocriador da Agência de Inovação e Empreendedorismo da Unisul, coordenou a Incubadora de Empresas Crie e o Parque Científico e Tecnológico da Unisul. Foi Conselheiro e Secretário do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de sua cidade natal e membro da Câmara de Inovação da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). Autor de livros e artigos na área jurídica e de CTI, foi ainda conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Tubarão.
Fábio Zabot Holthausen deixa esposa, três filhos, inúmeros amigos e uma grande trajetória envolvendo as áreas do Direito, Educação Superior, Inovação e Empreendedorismo em Santa Catarina.
Gestores, técnicos-administrativos e funcionários efetivos da Fapesc lamentam profundamente a perda do ex-presidente da fundação e prestam as mais sinceras condolências à família de Holthausen nesse momento de dor. A sua dedicação, trabalho e entusiasmo pelo ecossistema de CTI seguirão nos inspirando.
Equipe Fapesc
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Milena Nandi – milena.nandi@fapesc.sc.gov.br
49 98878-7828