O Brasil, este ano, estará na mira do planeta. E não é para menos. O País abrigará a Rio+20, forma como é chamada a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, que será realizada no Rio de Janeiro, em junho. Há exatos vinte anos, essa mesma cidade realizou outra conferência da ONU, sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Na ocasião o encontro ficou conhecido como Cúpula da Terra e ECO-92.
Por essas e por outras, a questão do verde desponta como um divisor de águas. E hoje, mais do que nunca, não dá para dissociar a produção industrial, de bens e serviços, de atitudes que contemplem a preservação ambiental. A Terra é a nave da humanidade e se ela não for devidamente cuidada, muito pouco restará a fazer num futuro próximo. Que o diga o já gritante aquecimento global.
Neste universo vário, o Brasil se destaca por uma biodiversidade ímpar, que abriga florestas de importância mundial, caso da Amazônia, e a quase “desaparecida” Mata Atlântica (restou pouco mais de 7% de sua cobertura original), um bioma “exclusivo” (endêmico) desta terra tupiniquim, que ninguém nem sonha em ter um semelhante.
Para quem já faz a diferença, não é difícil entender a importância da preservação. Por isso separamos exemplos de Atitudes Verdes de empresas que têm, com esta postura, algo a dizer ao mundo. Semanalmente vamos apresentar de que maneira elas se inserem neste contexto. Hoje mostramos que várias empresas, como a Natura, Coca-Cola e Petrobras, apresentarão em feverereiro, durante o II Congresso Internacional de Inovação e Tecnologia, cases aliados à sustentabilidade. A Coca-Cola também anuncia parcerias no desenvolvimento de soluções comercias de garrafas PET feitas 100% a base de plantas.
Congresso de Inovação e Tecnologia
Logo no começo do mês que vem, dias 8 e 9, acontece em São Paulo o II Congresso Internacional de Inovação e Tecnologia. A ideia é que as empresas participantes troquem experiências sobre alternativas sustentáveis para sua produção.
Realizado durante o Inspiramais (www.inspiramais.com.br) – Salão de Design e Inovação para Componentes – o congresso abordará temas ligados ao design sustentável, reutilização de materiais, identidade cultural brasileira, oportunidades sustentáveis para a Copa 2014, além dos cases da Natura, Petrobras, Coca-Cola Shoes (com produção de calçados 100% sustentáveis), entre outros.
A iniciativa tem o apoio e o patrocínio do Sebrae, Apex, Petrobras e CNPQ. Informações sobre as inscrições já podem ser obtidas: (51) 3584-5200 ou e-mail inovação@assintecal.org.br.
Fonte: Site Terra da Gente