
As propostas podem ser submetidas até 16 de abril de 2026, com apoio estadual para viabilizar a participação catarinense (Foto: Banco de imagens Secom)
Há uma nova oportunidade para talentos catarinenses vinda da Europa. Está publicada a chamada MSCA Staff Exchanges 2026, das Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA) – modalidade de Intercâmbio de pessoal do programa Horizonte Europa. A iniciativa tem um orçamento total de 97,9 milhões de euros, com cofinanciamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) em Santa Catarina.
O MSCA Staff Exchanges apoia a formação, o desenvolvimento de carreira e a mobilidade de pesquisadores, promovendo a aproximação entre universidades, centros de pesquisa, empresas e outras organizações. A ação financia períodos temporários de trabalho em instituições parceiras no exterior, com foco na transferência de conhecimento, no desenvolvimento de competências e no estímulo à inovação, além de cobrir a mobilidade de pessoal de parceiros europeus para instituições brasileiras em intercâmbios de 1 a 12 meses.
Deste modo, para viabilizar a participação catarinense, a Fapesc atua como cofinanciadora por meio dos editais suplementares nº 65/2025 e nº 66/2025, lançados durante a Expedição que reuniu mais de 600 pesquisadores em três eventos. Os editais somam R$ 10,5 milhões em investimentos do Governo do Estado, sendo um destinado a empresas sediadas em Santa Catarina e o outro a pesquisadores vinculados a Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) com sede no estado.
As submissões de propostas para a chamada MSCA Staff Exchanges 2026 vão até 16 de abril de 2026.
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Gizely Campos / gizely.campos@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (47) 99104-6738