Manaus sediará Fórum Nacional do Consecti & Confap

Ocorrerá em Manaus, nos dias 1º e 2 de dezembro, o último Fórum Conjunto do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) do ano de 2011. A capital do Amazonas receberá todos os presidentes das FAPs do Brasil e os Secretários Estaduais de Ciência e Tecnologia. A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect-AM) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) fazem parte do comitê local de organização do evento.

O encontro terá como tema central ‘A internacionalização da Ciência e Tecnologia brasileira’ e contará com o lançamento de editais internacionais de cooperação, com o Instituto Nacional de Pesquisa em Informática e Automação (Inria) e o Programa de Inovação nas Empresas, uma parceria da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Confap e Consecti. Estarão presentes nos debates representantes de algumas das mais importantes instituições de pesquisa do mundo, como Bill & Melinda Gates Foundation dos Estados Unidos, Centre National de La Recherche Scientifique da França e o International Science and Technology Partnerships do Canadá.

A internacionalização é o caminho natural para um país que pretende assumir um posto de destaque no âmbito da Ciência, Tecnologia e Inovação mundial. O processo é a melhor forma de facilitar o acesso dos pesquisadores brasileiros aos mais prestigiados centros de pesquisa e universidades do mundo. A internacionalização se dá normalmente por meio do desenvolvimento de projetos e pesquisas conjuntas entre instituições brasileiras e estrangeiras, através do estímulo ao intercâmbio de estudantes, professores e PhDs e a organização de eventos em parceria com entidades internacionais. Essas vertentes serão objeto de intensa discussão durante o Fórum. 

Edital de Tecnologia da Informação e Comunicação

O Edital de Cooperação Nacional e Internacional FAPs/Inria/INS2i-CNRS tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação envolvendo equipes de um ou mais Estados brasileiros, entre aqueles que aderiram à chamada. O apoio aos projetos aprovados dar-se-á através do financiamento da mobilidade dos pesquisadores para visitas científicas aos parceiros envolvidos.

Segundo a diretora da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Claudia Linhares Sales, esse edital é um marco para área de tecnologia da informação e comunicação, uma vez que estimula e viabiliza a colaboração científica entre os grupos de pesquisa nacionais e os dois maiores institutos franceses da área, o Instituto Nacional de Pesquisa em Informática e Automática (Inria) e o pesquisadores de TIC do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), agrupados no Instituto Nacional das Ciências da Informação e de suas Interações (INS2i). Esses institutos possuem pesquisadores em praticamente todos os grandes laboratórios e universidades francesas, permitindo às equipes brasileiras amplas possibilidades de cooperação.

Programa Inovação nas Empresas

O novo programa da Finep, em parceria com os Estados e suas Fundações de Amparo à Pesquisa, visa ofertar recursos de subvenção econômica (não reembolsáveis) para apoiar o desenvolvimento tecnológico de micro e pequenas empresas com faturamento anual de até R$ 2,4 milhões. 

De acordo com a diretora-presidenta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Maria Olívia Simão, a inovação é um investimento de risco e o fomento ao desenvolvimento tecnológico nas empresas deste porte é fundamental para garantir a competitividade e inserção desse segmento no mercado. “A subvenção econômica é uma estratégia indispensável para a inovação nas micro e pequenas empresas”, informou.

O projeto terá duas fases, na primeira a Finep selecionará agentes operacionais locais, que serão apresentados pelas secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia, e receberão o fomento não reembolsável originário do FNDCT, para que estruturem e coordenem a ação em cada Estado em parceria com as Fundações de Amparo à Pesquisa. Em uma segunda fase serão selecionados os projetos de micro e pequenas empresas para obterem recurso visando ao desenvolvimento tecnológico e à inovação.

Serviço:

ASSUNTO: Fórum Conjunto do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

LOCAL: Studio 5 Centro de Convenções (avenida Rodrigo Otávio, nº 3.655, Distrito Industrial, zona Sul).

DATA: 1º e 2 de dezembro de 2011

HORÁRIO: A partir das 9h.

Fonte: Agência Fapeam

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support