Governo de Santa Catarina promove eventos com a União Europeia para apresentar oportunidades de internacionalização e o maior programa de fomento à pesquisa e à inovação do mundo a pesquisadores e empreendedores catarinenses

Dhallys Mota vai falar sobre o Programa Horizonte Europa em eventos presenciais nos dias 25, 26 e 27 de novembro, em Joaçaba, Florianópolis e Joinville, respectivamente. (Fotos: Milena Nandi/Arquivo Fapesc e Divulgação)

O Governo de Santa Catarina, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), vai promover eventos em três regiões do estado para aproximar pesquisadores e empreendedores a oportunidades de internacionalização e ao Horizonte Europa – maior programa de fomento à pesquisa e à inovação do mundo com orçamento de 95 bilhões de euros. Em Joaçaba, Florianópolis e Joinville, a programação contará com a presença do oficial de políticas em Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) da União Europeia, Dhallys Mota, e representantes do ecossistema de inovação do Governo de Santa Catarina, que se conectarão aos ecossistemas do Oeste, da Grande Florianópolis e do Norte do estado.

A 3ª Expedição Santa Catarina e União Europeia será realizada em três cidades:

– Joaçaba – 25 de novembro, das 9h às 12h, na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc);

– Florianópolis – 26 de novembro, das 14h às 17h, no Sapiens Parque;

– Joinville – 27 de novembro, das 14h às 17h, no Ágora Tech Park.

As inscrições para os eventos gratuitos e presenciais podem ser feitas no link.

O presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, destaca que a aproximação entre Santa Catarina e a União Europeia consolida o papel do estado como referência em inovação no cenário nacional e internacional. “Internacionalizar não é mais uma opção, é um passo necessário para acelerar a ciência e a competitividade das nossas empresas e pesquisas. Santa Catarina tem condições de competir no mais alto nível global. Ao aproximar nosso ecossistema do Horizonte Europa, abrimos caminho para que pesquisadores e empreendedores acessem redes, recursos e conhecimento de ponta. Este é um pedido do nosso governador, Jorginho Mello, que nos aponta com frequência o compromisso de conectar a excelência catarinense às melhores oportunidades do mundo”, salienta o presidente da Fapesc.

O oficial de políticas em CTI da União Europeia, Dhallys Mota, ressalta que a Expedição representa um passo estratégico para ampliar as conexões entre Santa Catarina e instituições internacionais de pesquisa e inovação. Segundo ele, a iniciativa aproxima o ecossistema catarinense das oportunidades oferecidas pelo maior programa de fomento do mundo.  “Os eventos são uma oportunidade única para quem quer se conectar com o mundo, conhecer o programa Horizonte Europa e explorar novos mecanismos de cooperação internacional. Ainda nesta edição, vamos celebrar também o lançamento de chamadas públicas da Fapesc em inovação e pesquisa que vão apoiar o maior programa de fomento do mundo, abrindo possibilidades para empreendedores e pesquisadores catarinenses”, afirma Mota.

A Expedição tem como objetivo apresentar e esclarecer as oportunidades oferecidas pelo Programa Horizonte Europa e por outros mecanismos de cooperação internacional em CTI. A iniciativa busca ainda fortalecer parcerias entre Santa Catarina e a União Europeia em projetos de CTI, promovendo a aproximação entre a comunidade científica, centros de inovação e o setor empresarial com redes europeias de cooperação.

Além disso, pretende mapear áreas estratégicas de interesse mútuo para o desenvolvimento de futuras chamadas e projetos conjuntos, bem como celebrar o lançamento dos editais da Fapesc em parceria com o Programa, nas áreas de pesquisa e empreendedorismo.

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)

Milena Nandi / milena.nandi@fapesc.sc.gov.br

Telefone: (49) 98878-7828