
As ações incluíram mural interativo, Dia da Camiseta Rosa e podcast sobre prevenção do câncer de mama. (Foto: Leonardo Barbosa)
Em celebração ao mês de conscientização sobre o câncer de mama, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) promoveu diversas atividades ao longo de outubro. Entre elas, destacam-se a decoração da sede, o plantio de um ipê rosa, a instalação de um painel para fotos, o envio de e-mails com orientações sobre o autoexame e sugestões de leitura, a entrega de cards informativos e lixa de unha para as colaboradoras, e a gravação de um podcast temático sobre prevenção da doença, que estará disponível a partir desta quinta-feira, 30, no YouTube da Fapesc.

O encerramento das ações foi marcado pela tradicional Foto Oficial de Governo, reunindo todos os colaboradores vestidos de rosa, em um gesto de união, apoio e conscientização. O plantio do Ipê-Rosa reforçou o simbolismo da esperança e do engajamento da Fapesc com a causa.
“Participar dessas ações é um momento de reflexão sobre a importância da prevenção e do cuidado com a saúde, além de reforçar valores como responsabilidade e empatia dentro da Fapesc. Cada gesto, por menor que pareça, contribui para uma cultura de atenção à vida e bem-estar”, afirma Mariana Costa de Melo Diaz, gerente de Administração e Finanças da Fapesc.
Segundo Guilherme Murara, Analista Técnico Administrativo II e Presidente da Comissão de ODS da Fapesc, “Mais do que uma ação simbólica, o Outubro Rosa traduz na prática o alinhamento da Fapesc com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar, o ODS 5 – Igualdade de Gênero e o ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação. É uma iniciativa que une ciência, empatia e responsabilidade social, mostrando como o cuidado com a vida pode se tornar um valor compartilhado por toda a sociedade.”
A Fapesc recebeu dois selos do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, reconhecimento a organizações que promovem ações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Todos os editais da Fundação já incorporam essas diretrizes, estimulando que projetos de pesquisa e inovação adotem metas globais. O Outubro Rosa representa um compromisso coletivo com a saúde, a equidade e o cuidado com a vida, promovendo o diálogo sobre autocuidado e bem-estar, incentivando a observação do corpo, a valorização da prevenção e a busca por atendimento médico diante de qualquer alteração.
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Gizely Campos / gizely.campos@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (47) 99104-6738