
Roadshow do Programa SC Mais Inovação levou ao público também as possibilidades de linhas de crédito do Badesc. (Fotos: Mayara Cardoso/Unesc)
O Governo de Santa Catarina segue incentivando o empreendedor e nesta semana, mais uma ação de apoio teve início, com o Ignition Startup. Nesta quinta-feira, o evento do Programa SC Mais Inovação, esteve em Criciúma apresentando para empreendedores os R$ 20 milhões em oportunidades em editais da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), em linhas de crédito da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc) e em espaços de networking.
O RoadShow Pronampe Inovação vai realizar sete encontros, abrangendo as seis mesorregiões catarinenses, conectando startups e empreendedores às principais fontes de crédito e fomento do Estado. O primeiro evento ocorreu nesta segunda-feira, 6, na sede da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). Criciúma foi a segunda cidade a receber o encontro, que ocorreu no Centro de Inovação (Crio). O Ignition Startup tem a parceria da Acate e da Rede Catarinense de Centros de Inovação (RCCI).
A Fapesc estará presente em toda a programação do Ignition Startup, apresentando a Trilha da Inovação e as oportunidades em editais, dada a importância da aproximação com os empreendedores catarinenses. O presidente da fundação, Fábio Wagner Pinto, reforça a importância de o circuito englobar todas as mesorregiões, entendendo a realidade das regiões, tirando dúvidas e mostrando as oportunidades oferecidas pelo Governo do Estado. “Essa iniciativa de ir à comunidade, e de estar nos municípios em que o Programa SC Mais Inovação está é muito motivada pelo governador Jorginho Mello, que mostra a importância de a gente se aproximar das pessoas, de quem não tem conhecimento de todo o recurso e estrutura que o Estado tem disponível para acelerar ideias e empreendedorismo. Hoje aqui em Criciúma estamos junto, Fapesc, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, agentes do Centro de Inovação, captadores de recursos e startups que já receberam recursos do Estado para mostrar a todos os empreendedores da região o quanto essa estratégia do Governo do Estado de fomentar o empreendedorismo está levando Santa Catarina a se destacar no cenário de inovação nacional e mundial”, afirma.


O gestor da RCCI, Murilo Mafra afirma que o evento tem o objetivo de conectar empreendedores e oportunidades. “O Ignition Startup tem justamente esse papel: levar informação e oportunidade para quem ainda não conhece as ferramentas de apoio que o Governo de Santa Catarina oferece. Muitos empreendedores têm boas ideias, mas não sabem por onde começar, e o SC Mais Inovação vem para mudar isso — conectando programas de fomento, crédito e capacitação em um só movimento”, comenta.
Segundo a gerente de Inovação do Crio, Elenice Padoin Juliani Engel, os empreendedores do Sul catarinense receberam muito bem a iniciativa, que contou com a participação de startups de 12 municípios. “Os empreendedores vieram realmente conhecer as oportunidades de fomento oferecidas e receber informações e tirar dúvidas. Percebo que o próximo passo é ir buscar o apoio e esses recursos. Agradeço imensamente por essa iniciativa e a todos que estiveram aqui. O Crio está aqui como articulador do ecossistema e está alinhado aos órgãos de fomento que são grandes parceiros do empreendedorismo e da inovação na nossa Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera”, salienta.


Os eventos ocorrem nos Centros de Inovação de cada município. Confira as próximas datas:
• 13/10 – Blumenau
• 21/10 – Itajaí
• 22/10 – Joinville
• 29/10 – Chapecó
• 30/10 – Lages
Os empreendedores interessados podem participar de forma gratuita, por meio das inscrições no link.
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Milena Nandi / milena.nandi@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (49) 98878-7828