Equipe da Fapesc participa de ação alusiva ao Setembro Amarelo e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Gestores, técnicos administrativos e funcionários efetivos participaram de encontro na área externa da fundação nesta quarta-feira. (Fotos: Leonardo Ferreira/Fapesc)

A equipe da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), esteve reunida na tarde desta quarta-feira, 24, para mais um encontro da Campanha Cultivar o Bem. A ação de valorização da vida também reforça o compromisso da Fapesc com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e é voltada para gestores, técnicos administrativos e funcionários efetivos da fundação.

O Dia Cultivar o Bem, que reuniu a equipe da Fapesc em frente ao prédio da fundação para atividades como ginástica laboral, café saudável, anúncio de material sobre os ODS e o plantio de um ipê amarelo (simbolizando o Setembro Amarelo, voltado à prevenção e combate ao suicídio e a esperança em um futuro sustentável). A área em que foi plantado o ipê receberá outras árvores que serão plantadas fazendo alusão a outras campanhas de mobilização social ao longo dos meses.

A professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Ana Cláudia Vieria Martins, foi a instrutora da ginástica laboral durante a ação Dia Cultivar Bem e salienta a importância de momentos como este para a saúde física e mental do trabalhador. “Quando falamos de qualidade de vida no trabalho, falamos de não só de questões físicas, mas emocionais, psicológicas e cognitivas. Através do movimento, da pausa na jornada de trabalho, temos um resgate dessa saúde mental durante a jornada de trabalho. Momentos como o de hoje aproximam a empresa do colaborador e faz com que o trabalhador se sinta parceiro da instituição. Além disso, promovem a qualidade de vida por meio de exercícios”, pontua.

A gerente de Administração e Finanças e gestora de Recursos Humanos da Fapesc, Mariana Costa de Melo Diaz, afirma que a campanha vem ao encontro de um trabalho que vem sendo desenvolvido pela fundação ao longo dos anoa. “A Fapesc tem a visão de investir no desenvolvimento de pessoas. Nós qualificamos e preparamos nossos colaboradores para que o apoio à saúde mental seja sempre ético, humano e rigorosamente científico”, salienta.

Segundo o presidente da comissão responsável pelos ODS na Fapesc, Guilherme Murara, propósito da ação está voltado para reforçar a difusão da cultura dos ODS entre colaboradores da fundação. “A Fapesc é signatária do Movimento ODS Santa Catarina, e uma das ações que nos comprometemos a fazer foi a de hoje. Mas entendemos que não bastava ser só uma ação aqui isolada e sim de envolver todos os colaboradores e trazer um pouco mais a fundo a participação dos ODS no nosso dia a dia também”, comenta.

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)

Milena Nandi / milena.nandi@fapesc.sc.gov.br

Telefone: (49) 98878-7828