
Fapesc integra comitiva do Exército e da Fiesc em visitas ao Ágora Tech Park e a prefeitura de Joinville. A agenda reforçou a conexão entre inovação, defesa e o ecossistema catarinense. (Foto: Ágora Tech Park)
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) participou nesta segunda-feira, 15, de uma visita ao Ágora Tech Park e à Prefeitura de Joinville, como parte da programação do Seminário Pró-Pesquisa, que será realizado nos dias 17 e 18 de setembro em Florianópolis. A fundação foi representada pelo coordenador de Procuradoria Jurídica, Rômulo Francisco Duarte.
As agendas foram articuladas pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), com o objetivo de apresentar à comitiva do Departamento de Educação e Cultura do Exército o ecossistema de inovação catarinense. A iniciativa busca aproximar o setor empresarial das soluções inovadoras desenvolvidas no estado, além de fomentar o intercâmbio entre instituições de ensino militares e civis.
“É uma satisfação representar aqui o Governo de Santa Catarina, dentro do contexto da Fapesc, em nome do nosso presidente Fábio Pinto. Essa é uma oportunidade de grande relevância para aproximar ainda mais o Exército do nosso ecossistema de inovação catarinense”, afirmou Rômulo. Ele também ressaltou o esforço do governo estadual em ampliar os investimentos em pesquisa e inovação, que somaram R$ 412 milhões entre 2023 e 2024, com perspectiva de crescimento para 2025.
Ainda de acordo com o coordenador de Procuradoria Jurídica, a interiorização da inovação é uma realidade no estado, com destaque para Joinville, que se consolida como um dos principais polos tecnológicos de Santa Catarina. Regiões como Chapecó, Criciúma, Blumenau e Lages também desempenham papel importante nesse cenário. A parceria entre as Forças Armadas, a Fiesc e os órgãos de ciência e tecnologia catarinenses, segundo ele, é essencial para gerar soluções com impacto direto na sociedade e na defesa nacional.

Sobre o Ágora
O Ágora é um parque tecnológico localizado dentro do Perini Business Park — o maior parque empresarial multissetorial da América Latina — e se destaca como um dos principais polos de inovação da região Norte catarinense. Com mais de 140 operações ativas e uma estrutura moderna de 20 mil m², o espaço desempenha papel estratégico no fortalecimento da cultura de inovação em Santa Catarina. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) mantém uma sala no Ágora para atendimento às demandas regionais.
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Gizely Campos / gizely.campos@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (47) 99104-6738