A crise financeira internacional de 2007-8 e a Grande Depressão: uma análise comparativa resultou em um prêmio para o curso de Economia da Unesc. O professor Gustavo Teixeira Ferreira da Silva foi contemplado pelo 17º Prêmio Brasil de Economia. Silva ficou em segundo lugar na categoria Artigos técnicos ou científicos. O professor vai receber a honraria no dia 7 de setembro, na abertura do Congresso Brasileiro de Economia, na cidade de Bonito, em Mato Grosso do Sul. O trabalho tem coautoria do professor Fernando Ferrari Filho, da UFRGS.
Sobre o artigo
Silva faz uma análise das semelhanças e diferenças das principais crises financeiras do capitalismo: a Grande Depressão e a recente crise financeira internacional. No artigo, o professor descreve e contextualiza o ambiente de ambas as crises, além de realizar uma análise comparativa. “São comparados alguns aspectos do ambiente institucional e macroeconômico do padrão câmbio-ouro e do processo de globalização, bem como da estrutura regulatória do país de origem das referidas crises, os Estados Unidos. O trabalho também confronta as repercussões das crises, através do comportamento de algumas variáveis macroeconômicas dos eventos que se deram”, explicou o pesquisador.
Prêmio
O 17º Prêmio Brasil de Economia é organizado pelo Conselho Federal de Economia e Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas. Ele tem como objetivo incentivar a investigação econômica em geral e estimular economistas e estudantes de economia a desenvolverem pesquisas voltadas para o conhecimento da realidade brasileira. Silva já apresentou seu artigo no Encontro Internacional da Associação Keynesiana Brasileira, no Rio de Janeiro, e no Seminário de Pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFRGS, em Porto Alegre/RS.
Mais informações
Gustavo Teixeira Ferreira da Silva (51) 9282-0872
Fonte: Unesc