Acontece nesta quarta-feira, 3 de agosto, a partir das 14h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Florianópolis, o lançamento da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar e Apoio à Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural. A criação da Frente é uma iniciativa conjunta da Assembleia Legislativa, Epagri e Faper (Federação das Associações dos Funcionários da Pesquisa e Extensão Rural de SC).
“É o reconhecimento a um segmento que gera enorme riqueza ao Brasil e a Santa Catarina que se destaca nacionalmente como grande produtor e exportador de alimentos”, disse o presidente da Epagri, Luiz Hessmann, complementando que essa performance da agricultura catarinense só é possível pela eficiência do trabalho conjunto do agricultor e pescador familiar com pesquisadores e extensionistas.
De fato. A agriculta familiar é o sistema vigente em 88% das propriedades rurais catarinenses e responsável por 64% do valor bruto da produção agropecuária estadual. Por esta condição o setor merece um olhar diferenciado do Estado. A Epagri, um dos órgãos públicos responsáveis pela geração do conhecimento no meio rural, atende 95 mil famílias e entidades e, somente em 2009, deu retorno à sociedade no valor de R$ 531 milhões em tecnologias e ações geradas.
“Mas ainda é possível fazer mais, tanto em termos de pesquisa como em assistência técnica e extensão rural”, acredita Álvaro Simon, coordenador da Faper. “A Frente Parlamentar deve discutir esses e outros temas, estabelecendo um marco histórico na defesa de um serviço público gratuito e de qualidade para os milhares de catarinenses do campo”, pontua Simon.
A ação na Assembleia Legislativa de SC segue a tendência nacional. No dia 23 de março foi instalada na Câmara Federal a Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural, proposta pelo deputado José Silva. A Faser (Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e do Setor Público Agrícola) e a Asbraer (Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural) estão mobilizando esforços para criação de Frentes Parlamentares em todas as Assembleias Estaduais.