Os Estados de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul, que fazem parte do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), estão trabalhando em conjunto na criação do projeto Tecnologia em Energias Renováveis.
A iniciativa envolve investimentos de cerca de R$ 50 milhões, sendo que cada Estado receberá 25% deste valor e deverá produzir um projeto próprio que, juntos, terão uma ligação em comum. Os recursos devem ser captados com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Finep.
O diretor de Desenvolvimento de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) de Santa Catarina, Milton Luiz Horn Vieira, adiantou que o projeto para o Estado será na área de iluminação, com a substituição das lâmpadas incandescentes e fluorescentes por LED.
“A economia para o Estado seria de aproximadamente 85%”, afirmou Vieira. A próxima reunião do Codesul acontece em Mato Grosso do Sul. A intenção é fazer com que os quatro governadores aprovem o projeto em setembro.
(Com informações da SDS)