
Visita à sede da fundação fez parte do roteiro da comitiva do Vale do Rio do Peixe em Florianópolis. (Fotos: Leonardo Ferreira/Fapesc)
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), recebeu nesta quinta-feira, 17, a visita de uma comitiva composta por atores do ecossistema de inovação do Vale do Rio do Peixe. Em pauta, assuntos como inovação e empreendedorismo, o trabalho da Fapesc no fomento de projetos nas áreas de pesquisa, tecnologia, inovação e empreendedorismo e as ações do Governo do Estado voltadas ao apoio ao empreendedor catarinense.
Os mais de 30 representantes de prefeituras, empresários, empreendedores, investidores, e pesquisadores foram recepcionados pelo presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto e pela diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), Valeska Tratsk. A visita à Fapesc fez parte do roteiro da comitiva do Vale do Rio do Peixe a estruturas e agentes do ecossistema de tecnologia e inovação de Florianópolis.


Para o presidente da Fapesc, receber lideranças do Oeste reforça o compromisso de aproximar cada vez mais as regiões do estado das políticas de ciência, tecnologia e inovação. “Nosso objetivo é que todos conheçam as oportunidades que o Governo de Santa Catarina, por meio da Fapesc, oferece para impulsionar projetos inovadores e fortalecer o desenvolvimento regional. Mostrar o que estamos fazendo e ouvir as demandas locais é essencial para construirmos soluções mais conectadas à realidade de cada território”, destaca.
A diretora de CTI da Fapesc afirma que a união de lideranças da iniciativa pública e privada de diferentes municípios tem colaborado com o desenvolvimento de iniciativas que impulsionam a região. “Temos presenciado o crescimento das cidades do Oeste, e isso é resultado de movimentos como este que eles estão fazendo agora. Aqui temos gestores de quase todas as prefeituras, centros de inovação e incubadoras com a responsabilidade de adquirir informações de como levar mais desenvolvimento para a região. Isso reflete bem o que é Santa Catarina. Nosso estado é pequeno em tamanho, mas um gigante no que produz e na força das pessoas”, salienta Valeska.
O presidente da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (Acioc), Fábio Lazzarotti, explica que o roteiro de visitas é pensado também para estabelecer conexão dos atores do ecossistema do Meio Oeste com as estruturas e projetos na área de inovação e empreendedorismo que já estão em plena atividade. “Estamos em um movimento muito intenso para desenvolvimento regional pela via da inovação e empreendedorismo. Por isso, estamos nesta agenda buscando conhecer as melhores práticas, especialmente na área de gestão e governança para entender como se deu a consolidação desses ecossistemas de inovação em Florianópolis. Nesse processo, ficamos muito felizes de ter a Fapesc como parceira do ecossistema do Vale do Rio do Peixe. Temos muitos projetos fomentados pela Fapesc que buscam a realização de pesquisas e o desenvolvimento de novos negócios e novas soluções”, pontua.


Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Milena Nandi / milena.nandi@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (49) 98878-7828