Com fomento da Fapesc, UFSC inaugura laboratório estratégico para pesquisa em hidrogênio verde

MultiLab é o novo espaço da UFSC voltado ao desenvolvimento de tecnologias para produção, armazenamento e uso do hidrogênio verde, com foco em pesquisa aplicada e inovação na área de energia (Foto: Henrique Almeida / UFSC)

Em um momento em que o mundo acelera a busca por fontes de energia mais limpas e sustentáveis, Santa Catarina se prepara para dar uma importante contribuição científica nesse cenário. No próximo dia 14 de julho, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) inaugura, em seu campus de Florianópolis, o MultiLab — Laboratório Multiusuário para Estudos de Hidrogênio Verde, um centro avançado de pesquisa dedicado ao desenvolvimento de tecnologias para a produção, armazenamento e uso do hidrogênio verde (H₂). A cerimônia reunirá autoridades, professores, estudantes e representantes da indústria, destacando o papel estratégico da UFSC na transição energética brasileira.

A iniciativa foi viabilizada com recursos de R$ 2,5 milhões do Governo do Estado, por meio do edital 15/2023 do Programa MultiLab SC, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). O investimento possibilitou a estruturação completa do laboratório.

O MultiLab será um espaço de uso compartilhado voltado a pesquisadores, estudantes e profissionais da área de energia, com foco especial em projetos de inovação tecnológica. O laboratório atenderá iniciativas de ensino, pesquisa e colaboração com empresas interessadas no desenvolvimento e validação de soluções de controle e automação ligadas ao hidrogênio verde.

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)

Gizely Campos / gizely.campos@fapesc.sc.gov.br

Telefone: (47) 99104-6738