Fapesc homenageada durante Sessão Especial na Alesc pelos 55 anos da Fundeste/Unochapecó

Diretora de CTI da Fapesc, Valeska Tratsk, representou o presidente Fábio Wagner Pinto na solenidade desta segunda-feira. (Foto: Jeferson Baldo/Agência Alesc)

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), foi homenageada, nesta segunda-feira, 7, durante Sessão Especial na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. A solenidade comemorou os 55 anos da Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), mantenedora da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). A deferência foi entregue à Fapesc em agradecimento pelo incentivo ao desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão na região de Chapecó, por meio do fomento dado, via edital, para a realização de projetos de pesquisa, de tecnologia e de inovação e pelas bolsas de Mestrado e Doutorado.

A diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) da Fapesc, Valeska Tratsk, representou o presidente da fundação, Fábio Wagner Pinto na Sessão Especial.

Valeska ressalta a contribuição da universidade no desenvolvimento do ecossistema de CTI de Chapecó e região e a importância da atuação das instituições de ensino superior como a Unochapecó para a interiorização do ensino superior e da pesquisa em Santa Catarina. “A Unochapecó tem realizado um excelente trabalho no Oeste catarinense, seja formando profissionais qualificados, seja desenvolvendo pesquisa, fomentando a inovação e estabelecendo colaborações técnicas com diversos setores. A parceria da Fapesc com a universidade vem de longa data, pois por meio de nossos editais, o Governo do Estado apoia com recursos financeiros a pesquisa e a inovação na Unochapecó. E o resultado desse apoio e investimento do Estado em projetos e em bolsas de Mestrado e Doutorado resultam em oportunidades, soluções, produtos e serviços para a sociedade”, afirma.

O reitor da Unochapecó, Claudio Jacoski, pontua que a Fapesc tem sido fundamental no desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação em Santa Catarina. “Para a Unochapecó é muito relevante o fomento da Fundação, uma vez que estamos em uma fase de fortalecimento da pesquisa e principalmente do ecossistema de inovação do Oeste de Santa Catarina. É estimulante acompanhar a força que a Fapesc vem adquirindo e expressando em editais, mas principalmente em resultados de pesquisas como temos feito na Unochapecó, promovendo o desenvolvimento de nosso estado”, salienta.

Sobre a Fundeste/Unochapecó

A Fundeste foi criada oficialmente por lei municipal em 4 de julho de 1970, como instituição pública de direito privado e com gestão comunitária. As atividades de ensino  iniciaram em 1972, com o curso superior em Pedagogia. Em 2002, foi instalada a Unochapecó. Atualmente a Fundeste é mantenedora da Unochapecó, Instituto Goio-En e Colégio Unochapecó.

A Unochapecó atua como gestora do Pollen Parque Científico e Tecnológico, centro de inovação localizado em Chapecó e que faz parte da Rede Catarinense de Centros de Inovação (RCCI). A Fapesc é parceria da RCCI e apoia projetos e as atividades dos centros de inovação como o Pollen. O local abriga um escritório da Fapesc para atendimento e conexões com o Oeste catarinense.

Atualmente a universidade oferece 41 cursos presenciais no campus de Chapecó e cinco no campus de São Lourenço do Oeste. A instituição possui um curso técnico e 13 cursos de graduação a distância. Oferece 47 cursos de especialização, seis mestrados e quatro doutorados. Desenvolve programas e projetos de extensão comunitários e oferece serviços e soluções para empresas.

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)

Milena Nandi / milena.nandi@fapesc.sc.gov.br 

Telefone: (49) 98878-7828