
Fundação participou da Feira Gera 2025, em Joaçaba. (Fotos: Milena Nandi e Leonardo Ferreira/Fapesc)
Negócios, inovação e conhecimento movimentaram a Feira Gera 2025, em Joaçaba, e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) esteve presente no evento com um estande, realizando conexões com o ecossistema de inovação do Meio Oeste de Santa Catarina e representando o Governo do Estado. De quinta-feira a sábado, 22 a 24, a Feira reuniu mais de 100 expositores e recebeu a visita de empreendedores, empresários, gestores públicos, estudantes, professores, pesquisadores e a comunidade em geral.
A Feira Gera teve como pilares tecnologia, inovação, experiência, negócios e desenvolvimento humano e contou com apresentação de cases de empreendedorismo e inovação e palestras sobre tendências de mercado, inovação, liderança estratégica, marketing e vendas, tecnologias para o agronegócio e inteligência artificial.


O presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, afirma que a participação em eventos, como a Feira Gera, aproxima a Fundação cada vez mais do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação. “Pudemos representar o Governo do Estado, estar próximo da comunidade do Meio Oeste catarinense e mostrar as oportunidades de fomento que nós oferecemos para quem quer empreender aqui em Santa Catarina”.
Para a diretora de CTI, Valeska Tratsk, a participação na Feira reforça a atenção da Fapesc em estar próximo do ecossistema. “É a primeira vez que estamos na Feira Gera e, com a presença neste grande evento do Vale do Rio do Peixe, queremos ouvir as demandas e poder apoiar cada vez mais e melhor os empreendedores catarinenses”.
O estande da Fapesc teve espaço para que startups, empreendedores e centros de inovação que já tiveram projetos selecionados em editais de fomento pudessem participar da Feira e interagir com expositores e visitantes. O Pollen Parque Científico e Tecnológico, a Robotic League e a Gloube estiveram no local.
O evento foi realizado pela Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (Acioc) e teve a correalização da Prefeitura de Joaçaba e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC).





Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Milena Nandi / milena.nandi@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (49) 98878-7828