ACATE promove curso gratuito de capacitação em Java para estudantes

23.11.2010

Iniciativa é direcionada para estudantes do ensino médio, técnico e superior, com idade entre 17 e 25 anos. Inscrições poderão ser feitas até dia 5 de dezembro pelo sitewww.capacitacaojava.tangu.com.br

A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e a V.Office, com o apoio das empresas de tecnologia de Florianópolis, promove o Curso de Programação em Java. A ação faz parte do projeto para Formação de Recursos Humanos (FRH) subsidiado pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), com recursos do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT/SEPIN).

Direcionado para alunos que cursam o último ano do ensino médio e técnico na área de TI, alunos de cursos de Graduação em informática ou áreas afins e alunos formados a menos de um ano em cursos de nível médio e técnico na área de TI, o objetivo do projeto é proporcionar ao participante a possibilidade de implemetação dos conceitos de orientação a objetos na linguagem Java, apresentando aspectos desta linguagem e as classes mais utilizadas no processo de desenvolvimento, bem como boas práticas de programação e consulta de documentação de ambientes P.O.O.

O conteúdo do curso se divide em Java básico, banco de dads e JDBC e J2EE. O treinamento será composto por aulas práticas e teóricas, além de visitas às empresas madrinhas do projeto. Uma primeira palestra ministrada por uma das empresas participantes já está com data definida e será realizada na próxima quarta-feira, dia 24 de novembro, das 11h às 12h, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC), campus São José. Na oportunidade, será feita uma introdução sobre as entidades participantes da iniciativa, além de detalhes sobre o curso e a diversificação do profissional com esta capacitação.

A meta é atingir inicialmente 80 participantes. Destes, 40 serão selecionados após um teste, esperando-se definir 21 participantes finais que farão o curso. O Prof. Ricardo Mattos Limonta, arquiteto de sistemas com mais de 14 anos de experiência com sistemas e médio e grande porte e instrutor Globalcode e JBoss, será o responsável por ministrar as atividades.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 5 de dezembro pelo sitewww.capacitacaojava.tangu.com.br. A pré-seleção dos inscritos será realizada dia 7 de dezembro, às 14h, na sede da ACATE, em Florianópolis. Com 150 horas, somada às visitas nas empresas parceiras do projeto, o curso terá início dia 10 de janeiro de 2011 com duração até 4 de março de 2011, das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. Mais informações pelo e-mailcapacitacao@acate.com.br ou pelos telefones (48) 2107-2726 e (48) 2107-2750.

Público Alvo e Pré Requisitos
Ter idade entre 17 e 25 anos, comprovada no início do curso, na seguinte ordem de prioridade:
Alunos cursando o último ano do ensino médio e técnico na área de TI (simultâneos);
Alunos de cursos de Graduação em informática ou áreas afins, que estejam cursando até o 2º ano e ainda não inseridos no mercado de trabalho;
Alunos formados a menos de um ano em cursos de nível médio e técnico na área de TI (simultâneos).

Curso de Programação em Java
Inscrições: www.capacitacaojava.tangu.com.br, até o dia 05/12/10.
Pré-Seleção: 07/12/10, às 14h (Sede da ACATE, Rua Lauro Linhares, 589, Auditório Ático, Trindade)
Período do curso: 10/01/11 a 04/03/11 ? das 13h30 às 17h30 ? de segunda a sexta-feira.
Carga horária = 150h/a, mais visitas às empresas madrinhas.
Local de realização das atividades: Sede da ACATE, à rua Lauro Linhares, 589, Laboratório de informática, andar: sobreloja, bairro Trindade, em Florianópolis/SC.
Informações: capacitacao@acate.com.br ou (48) 2107-2726 / (48) 2107-2750

Fonte: