
Propostas selecionadas pela chamada pública 19/2025 podem solicitar até R$ 150 mil em fomento. (Foto: Arquivo Fapesc)
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), lançou nesta terça-feira, 6, um edital para apoiar empresas catarinenses caracterizadas como negócios sociais no desenvolvimento de produtos, serviços e soluções que ajudem no enfrentamento de desafios socioambientais. Com um valor de R$ 1,5 milhão, o edital 19/2025 é a segunda chamada pública lançada pela Fapesc dentro do Programa de Apoio à Inovação Social – Negócios Sociais.
Os negócios sociais visam contribuir com a resolução de problemas sociais e/ou ambientais ao mesmo tempo em que geram resultados financeiros de forma sustentável. Neste edital, as empresas devem submeter propostas de projetos que colaborem com enfrentamento dos desafios socioambientais das regiões catarinenses, em apoio às políticas públicas municipais que já estejam implementadas.
Os interessados devem enviar suas propostas para o SIGFapesc até 18 horas do dia 20 de junho de 2025. Dentre os critérios que serão avaliados estarão a qualidade do plano de trabalho (atuação social e/ou ambiental; modelo de negócio social; comprovação de mercado atendido por meio do produto ou serviço comercializado; potencial inovador e correlação da proposta de projeto aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030) e a experiência do proponente da proposta e da equipe de trabalho.
As empresas deverão disponibilizar uma contrapartida financeira de, no máximo, 5% do valor do recurso recebido, a ser aplicada em despesas do projeto aprovado pelo edital da Fapesc.
Contato para dúvidas: inovacao@fapesc.sc.gov.br
A Fapesc criou um passo a passo de como as empresas devem submeter as propostas no SigFapesc. O documento está disponível na página do edital 19/2025.
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Milena Nandi / milena.nandi@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (49) 98878-7828