21.09.2010 |
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizará o 3º Seminário de Pesquisas em Mídia-Educação, nos dias 23 e 24 de setembro, no auditório do Centro de Ciências da Educação (CED), que reunirá professores e pesquisadores de diversas universidades do país e convidados estrangeiros. A palestra de abertura será sobre o tema “Retrospectiva e tendências da pesquisa em mídia-educação”, às 9h30, com os professores Maria Luiza Bellon (UFSC) e Pier Cesare Rivoltella (UCSC/Milano). Com o objetivo de refletir sobre as pesquisas, o ensino e a formação de professores no campo da mídia-educação, o evento vai apresentar diferentes pesquisas. Entre elas “Formação de professores para a inserção das tecnologias digitais: um estudo junto aos NTE”, “Comunicação popular comunitária, mídia-educação e cidadania”; “O acesso ao conhecimento científico: a experiência com softwares livres”; “Práticas culturais e consumo de mídias entre crianças”. A programação inclui o lançamento de vários livros sobre a temática. O seminário é direcionado a professores de diferentes níveis de ensino, jornalistas, comunicadores, estudantes de graduação e pós-graduação. Organizado pelo grupo de pesquisa Núcleo Infância, Comunicação e Arte (NICA), UFSC/CNPq, o evento conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Ciências da Educação, do Curso de Pedagogia, da Pró-Reitoria de Pesquisa/Funpesquisa, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, da UDESC, do Núcleo de Tecnologia Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis e do Centro di Ricerca sull´Educazione ai Media all´Informazione e alla Tecnologia (CREMIT), da Università Cattolica del Sacro Cuore di Milano. Confira a programação: 23 de setembro – quinta-feira 9h: 9h30 – 11h30: 13h30 – 16h: Formação de Professores para a inserção das tecnologias digitais: um estudo junto aos NTE Jovens e Mestres na WEB: ecos de uma pesquisa Comunicação popular comunitária, mídia-educação e cidadania Software livre e formação de professores 16h15 – 18h: 18h: – Crianças e mídias no Brasil: cenários de mudança (Maria Luiza Belloni, Papirus). – Práticas culturais e consumo de mídias entre crianças (Gilka Girardello e Monica Fantin (orgs), UFSC/NUP). – Pesquisa em Educação Física e Mídia: contribuições de Labomídia (Giovani de Lorenzi Pires e Sergio Dorenski Ribeiro(orgs), Tribo da Ilha). – As coisas são as coisas até que os jovens em rede provem o contrário (Maria Apparecida Mamede-Neves e Maurício Castanheira, Arara Azul). – Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades (Jaqueline Moll (org.), ArtMed). – Tecendo educação ambiental na arena cultural (Leandro B. Guimarães (org), DP&A). – Curso online: planejamento e organização (Daniela Ramos, UFSC). – Dossiê Educação, Comunicação e Tecnologia (Revista Perspectiva, UFSC). – Revista Educação em Questão (UFRN). – Pós-modernismo (Revista de Estudos Universitários, UNISO). 24 de setembro – sexta-feira 9h – 10h30: 10h30 – 12h: As tecnologias e as professoras: descobertas, explicações e contradições 13h30 – 15h: – Discussão e Trabalho em grupo 15h30 – 17h30: A inclusão digital de professores e os desafios da pesquisa e formação 17h30: Outras informações pelo endereço www.nica.ufsc.br ou pelo e-mail midia.educacao@hotmail.com. Fonte: Margareth Rossi/Jornalista da Agecom |
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A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizará o 3º Seminário de Pesquisas em Mídia-Educação, nos dias 23 e 24 de setembro, no auditório do Centro de Ciências da Educação (CED), que reunirá professores e pesquisadores de diversas universidades do país e convidados estrangeiros. A palestra de abertura será sobre o tema “Retrospectiva e tendências da pesquisa em mídia-educação”, às 9h30, com os professores Maria Luiza Bellon (UFSC) e Pier Cesare Rivoltella (UCSC/Milano). Com o objetivo de refletir sobre as pesquisas, o ensino e a formação de professores no campo da mídia-educação, o evento vai apresentar diferentes pesquisas. Entre elas “Formação de professores para a inserção das tecnologias digitais: um estudo junto aos NTE”, “Comunicação popular comunitária, mídia-educação e cidadania”; “O acesso ao conhecimento científico: a experiência com softwares livres”; “Práticas culturais e consumo de mídias entre crianças”. A programação inclui o lançamento de vários livros sobre a temática. O seminário é direcionado a professores de diferentes níveis de ensino, jornalistas, comunicadores, estudantes de graduação e pós-graduação. Organizado pelo grupo de pesquisa Núcleo Infância, Comunicação e Arte (NICA), UFSC/CNPq, o evento conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Ciências da Educação, do Curso de Pedagogia, da Pró-Reitoria de Pesquisa/Funpesquisa, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, da UDESC, do Núcleo de Tecnologia Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis e do Centro di Ricerca sull´Educazione ai Media all´Informazione e alla Tecnologia (CREMIT), da Università Cattolica del Sacro Cuore di Milano. Confira a programação: 23 de setembro – quinta-feira 9h: 9h30 – 11h30: 13h30 – 16h: Formação de Professores para a inserção das tecnologias digitais: um estudo junto aos NTE Jovens e Mestres na WEB: ecos de uma pesquisa Comunicação popular comunitária, mídia-educação e cidadania Software livre e formação de professores 16h15 – 18h: 18h: – Crianças e mídias no Brasil: cenários de mudança (Maria Luiza Belloni, Papirus). – Práticas culturais e consumo de mídias entre crianças (Gilka Girardello e Monica Fantin (orgs), UFSC/NUP). – Pesquisa em Educação Física e Mídia: contribuições de Labomídia (Giovani de Lorenzi Pires e Sergio Dorenski Ribeiro(orgs), Tribo da Ilha). – As coisas são as coisas até que os jovens em rede provem o contrário (Maria Apparecida Mamede-Neves e Maurício Castanheira, Arara Azul). – Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades (Jaqueline Moll (org.), ArtMed). – Tecendo educação ambiental na arena cultural (Leandro B. Guimarães (org), DP&A). – Curso online: planejamento e organização (Daniela Ramos, UFSC). – Dossiê Educação, Comunicação e Tecnologia (Revista Perspectiva, UFSC). – Revista Educação em Questão (UFRN). – Pós-modernismo (Revista de Estudos Universitários, UNISO). 24 de setembro – sexta-feira 9h – 10h30: 10h30 – 12h: As tecnologias e as professoras: descobertas, explicações e contradições 13h30 – 15h: – Discussão e Trabalho em grupo 15h30 – 17h30: A inclusão digital de professores e os desafios da pesquisa e formação 17h30: Outras informações pelo endereço www.nica.ufsc.br ou pelo e-mail midia.educacao@hotmail.com. Fonte: Margareth Rossi/Jornalista da Agecom |