Capital da Inovação no Encontro Catarinense da Indústria

15.09.2010

A presença de uma nova indústria limpa do conhecimento, baseada em empresas de tecnologia de ponta, faz de Florianópolis cidade destaque em termos de inovação. O reconhecimento não é apenas regional, a imprensa internacional já classificou a capital catarinense com uma cidade dinâmica e inovadora. Nesse contexto, a Prefeitura Municipal de Florianópolis, a Fundação Centros de Referência em Tecnologias e Inovadoras (CERTI), a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), juntamente com o Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF) e o Comitê para a Democratização da Informática em Santa Catarina (CDI-SC), participam da Feira de Infraestrutura e Soluções para a Indústria, que integra a programação do Encontro Catarinense da Indústria 2010. O estande da PMF na Feira, que acontece na FIESC entre os dias 15 e 17 de setembro, apresenta serviços e soluções que fazem da cidade a Capital da Inovação.

“A prefeitura está empenhada em ser o grande articulador de instituições que promovem a inovação. Mas é preciso criar uma nova cultura da inovação em todas as esferas, seja a pública ou a privada”, afirma o Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável – SMCTDES, Carlos Roberto de Rolt.

O evento reúne grandes nomes do cenário brasileiro para palestrar sobre os mais diversos temas relativos à indústria nacional com o objetivo de proporcionar trocas de conhecimentos e experiências, firmar parcerias e aumentar as redes de relacionamentos.

No estande disponibilizado pela Prefeitura, estarão projetos e novidades tecnológicas desenvolvidas nos últimos anos. A CERTI, por exemplo, leva para a Feira o Web Terminal, totem de acesso público à internet com facilitadores de navegação na rede, e a mesa interativa e multitoque E-Cog, voltada para educação, entretenimento e marketing. Também serão apresentados o projetor multimídia interativo e os computadores XO que integram o projeto Tecnologias de Informação e Comunicação para qualificação da Educação Pública e Promoção do Desenvolvimento Regional, parceira com a PMF, por meio das Secretarias Municipais da Educação e da SMCTDES, em execução na Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva, na Cachoeira do Bom Jesus.

Além disso, a CERTI divulgará aos visitantes as possibilidades de serviços oferecidos para a indústria pelo LABelectron (Laboratório de Desenvolvimento e Testes de Processos e Produtos Eletrônicos), como a prototipagem de placas eletrônicas em pequenas séries. Será apresentado, ainda, o Sapiens Parque, parque de inovação tecnológica, localizado no Norte da Ilha de Santa Catarina, que visa promover o desenvolvimento sustentável – econômico, social e ambiental, com foco em empreendimentos intensivos em conhecimento nos segmentos de tecnologia, turismo e serviços.

Também em parceria com a Prefeitura Municipal, a ACATE apresentará três projetos promovidos pela associação: Aluno Monitor e Desafio Digital – iniciativas que fomentam a inclusão digital e tecnológica de jovens estudantes da rede pública de ensino da Capital – e a pesquisa Mapeamento de Recursos Humanos do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) catarinense.

Já o CDI-SC divulgará os Centros de Desenvolvimento de Informação e Negócios (CDIN) – Internet Comunitária disponíveis em Florianópolis. Trata-se de ação em parceria com a PMF, por meio do IGEOF, cujo objetivo é fomentar a inclusão digital e o acesso às tecnologias da informação, de forma a permitir a inserção da população na sociedade da informação. O Comitê e seus parceiros pretendem estimular a doação de equipamentos eletrônicos usados, para ampliar o acesso à informatização a quem precisa, por meio da divulgação do projeto Lixo Eletrônico.

Fonte: 1 Via

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support