ACATE e UNIVALI promovem palestras sobre propriedade intelectual

29.06.2010
O tema da quinta rodada de palestras do I Ciclo de Capacitação em Inovação para Empresas de Telecom – ProTelecom está voltado para os direitos da propriedade intelectual. O evento será realizado na próxima quarta-feira, dia 30 de junho, a partir das 8h, no auditório da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), em Florianópolis.

A iniciativa é promovida pelos cursos Mestrado em Computação Aplicada e Graduação em Engenharia de Computação e em Ciência da Computação da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Campus de São José, em parceria com a ACATE.

Direcionado aos gestores e empresários do setor de telecomunicações, o objetivo é apresentar o conceito de inovação, sua importância, seus desafios, de maneira a difundir e estimular o investimento em pesquisa. Serão abordadas duas vertentes da inovação: inovação de processo e inovação de produto, dividida em cinco atividades. Esta é a quinta etapa das atividades.

Diversas palestras serão apresentadas neste evento. A partir das 9h será ministrada a palestra “Propriedade intelectual do software”, liderada por André Lipp Pinto Basto Lupi (UNIVALI). Serão discutidos conceitos sobre propriedade intelectual, contratos, responsabilidade do empregado e empregador, além das Licenças de uso do software.

Em seguida, às 10h30, os participantes irão conferir a palestra “Financiamento em Tecnologia da Informação”, ministrada por Rodrigo Bellingroodt M. Coelho, representando a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Ao longo do dia serão apresentadas, ainda, uma mesa redonda sobre Propriedade intelectual em parcerias Universidade/Empresa e a palestra “Proteção jurídica da Inovação”, que discutirá aspectos como a Gestão de know-how, modelos de negócio, medidas de proteção de novos negócios, a relação com parceiros e o segredo de negócio.

O ciclo de palestras faz parte do calendário de cursos oferecidos pela ACATE, financiados com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com a proposta de viabilizar a pesquisa nos setores científico e tecnológico, além de capacitar mão-de-obra para a atividade, desde funcionários a gestores. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.protelecom.com.br.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support