ACATE e UNIVALI promovem palestras sobre propriedade intelectual

29.06.2010
O tema da quinta rodada de palestras do I Ciclo de Capacitação em Inovação para Empresas de Telecom – ProTelecom está voltado para os direitos da propriedade intelectual. O evento será realizado na próxima quarta-feira, dia 30 de junho, a partir das 8h, no auditório da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), em Florianópolis.

A iniciativa é promovida pelos cursos Mestrado em Computação Aplicada e Graduação em Engenharia de Computação e em Ciência da Computação da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Campus de São José, em parceria com a ACATE.

Direcionado aos gestores e empresários do setor de telecomunicações, o objetivo é apresentar o conceito de inovação, sua importância, seus desafios, de maneira a difundir e estimular o investimento em pesquisa. Serão abordadas duas vertentes da inovação: inovação de processo e inovação de produto, dividida em cinco atividades. Esta é a quinta etapa das atividades.

Diversas palestras serão apresentadas neste evento. A partir das 9h será ministrada a palestra “Propriedade intelectual do software”, liderada por André Lipp Pinto Basto Lupi (UNIVALI). Serão discutidos conceitos sobre propriedade intelectual, contratos, responsabilidade do empregado e empregador, além das Licenças de uso do software.

Em seguida, às 10h30, os participantes irão conferir a palestra “Financiamento em Tecnologia da Informação”, ministrada por Rodrigo Bellingroodt M. Coelho, representando a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Ao longo do dia serão apresentadas, ainda, uma mesa redonda sobre Propriedade intelectual em parcerias Universidade/Empresa e a palestra “Proteção jurídica da Inovação”, que discutirá aspectos como a Gestão de know-how, modelos de negócio, medidas de proteção de novos negócios, a relação com parceiros e o segredo de negócio.

O ciclo de palestras faz parte do calendário de cursos oferecidos pela ACATE, financiados com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com a proposta de viabilizar a pesquisa nos setores científico e tecnológico, além de capacitar mão-de-obra para a atividade, desde funcionários a gestores. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.protelecom.com.br.