Prêmio Finep de Inovação 2010 inscreve até julho

06.05.2010

O Prêmio Finep de Inovação 2010, que este ano tem até R$ 2 milhões em recursos do Programa de Subvenção Econômica, recebe inscrição até 30 de julho pela internet, em formulários específicos postados no site da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT).

Este ano, além das seis categoriais tradicionais – Instituição de Ciência e Tecnologia, Micro e Pequena Empresa, Média Empresa, Grande Empresa, Tecnologia Social, Inventor Inovador (apenas para candidatos com patente depositada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) e efetiva comercialização de suas criações nos últimos três anos –, a Finep também premiará as melhores práticas em Gestão da Inovação.

Outra novidade da edição 2010 é que será aceita inscrição de Organizações Não Governamentais (ONGs) na categoria Tecnologia Social. Até 2009, apenas instituições de ensino e pesquisa podiam concorrer à categoria.

O Prêmio contempla duas etapas de premiação. Em um primeiro momento, a Finep seleciona os mais inovadores nas cinco regiões do País, em um total de três vencedores por categoria (exceto Inventor Inovador, com apenas um vencedor por região, e Grande Empresa, que é apenas nacional). Os primeiros colocados de cada região concorrem, no final do ano, ao Prêmio Nacional, que determina então o melhor de cada segmento. Como nas edições anteriores, o prêmio nacional é concedido na cerimônia em Brasília.

Os valores em dinheiro, que permanecem os mesmos nas duas etapas de premiação (regional e nacional), serão assim distribuídos: as categorias Micro e Pequena Empresa, Instituição de C&T e Gestão da Inovação recebem R$ 500 mil em cada etapa; os vencedores regionais e nacional de Média Empresa têm R$ 1 milhão e os de Grande Empresa R$ 2 milhões. O inventor inovador, pessoa física, recebe R$ 120 mil, mas haverá obrigatoriedade de parceria com uma empresa para a realização de seu projeto.

Todos os vencedores da 13ª edição do Prêmio Finep de Inovação receberão recursos do programa de Subvenção Econômica, que vão de R$ 120 mil a R$ 2 milhões, para o desenvolvimento de projetos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

Em 2009, o Prêmio Finep recebeu 571 inscrições. Este ano, segundo a coordenadora nacional do Prêmio, Vera Marina da Cruz e Silva, a expectativa é chegar a mil.

Fonte: Site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)