Mais de 100 certificados e dezesseis troféus foram entregues numa solenidade que reuniu autoridades do governo estadual, de empresas e instituições de ensino superior no auditório Centreventos Ministro Renato Archer.
Uma vez revelados os ganhadores das 5 categorias do prêmio (listas ao final), cada um poderá apresentar à Fapesc um projeto de capacitação e instrumentação de pessoas, instituições e empresas para aplicar os recursos a que têm direito. Os primeiros colocados entre as instituições de CT&I, por exemplo, receberão R$50 mil – de um total de R$240 mil a ser dividido entre os finalistas. Eles foram escolhidos entre 104 candidatos porque se destacaram na promoção do conhecimento, na prática da inovação, pela geração de processos, bens e serviços inovadores nos anos de 2007, 2008 e 2009.
Homenagens
Entre as pessoas que lotaram o auditório, merece destaque o Prof. Caspar Erich Stemmer, cujo nome foi escolhido para o prêmio por ser um ícone da inovação e do empreendedorismo, além de ter criado vários cursos na Universidade Federal de Santa Catarina. “Muitos dos engenheiros da WEG foram alunos do Prof. Stemmer”, disse Sebastião Lauro Nau, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Produto da Unidade Motores da WEG. A empresa conquistou o segundo lugar na Categoria Empresa Inovadora de grande/médio porte.
O Prof. Orestes Estevan Alarcon acrescentou que no meio acadêmico o Prof. Stemmer é visto como modelo, e atribuiu a ele boa parte do sucesso do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, primeiro lugar na Categoria Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação. O Prof. Alarcon recebeu troféu e certificado também como representante do colega de Departamento, Prof. Armando Albertazzi Gonçalves Júnior, segundo colocado na Categoria Protagonista da Inovação. O primeiro lugar ficou com o Prof. João Batista Calixto. “É uma honra termos o nome da UFSC associado a tantos agraciados”, salientou o reitor da UFSC, Prof. Álvaro Prata, que ocupou lugar na mesa de autoridades.
Também compuseram a mesa o presidente da Fapesc, Diomário Queiroz, o ex-governador Luiz Henrique da Silveira, o presidente da Fiesc, Alcântaro Correa, o presidente do Instituto Euvaldo Lodi, Natalino Uggioni, o superintendente geral da Fundação CERTI, Prof. Carlos Alberto Schneider, o secretário de Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Carlos de Rolt, e o Prof. Stemmer, aplaudido de pé durante o evento.
PREMIADOS
a) Categoria Empresa Inovadora de grande/médio porte
1º Lugar: Whirlpool S.A. – Unidade de Compressores e Soluções para Refrigeração
2º Lugar: WEG – Equipamentos Elétricos S.A.
3º Lugar Softplan Planejamento e Sistemas Ltda
3o Cianet Indústria e Comércio S.A.
b) Categoria Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação
1º Lugar: Universidade Federal de Santa Catarina / Departamento de Engenharia Mecânica
2º Lugar: Instituto Stela
3º Lugar: Embrapa Suínos e Aves
c) Categoria Instituição Inovadora
1º Lugar: Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina
2º Lugar: Prefeitura Municipal de Blumenau
3º Lugar: Teatro Contação Matakiterani
d) Categoria Protagonista da Inovação
1º Lugar João Batista Calixto
2º Lugar: Armando Albertazzi Gonçalves Júnior
3º Lugar: Antônio Augusto Ulson da Souza
e) Categoria Empresa Inovadora de micro/pequeno porte
1º Lugar: TalkAndWrite Informática Ltda ME
2º Lugar: Bry Tecnologia S.A.
3º Lugar: Metalab Análise de Materiais Ltda.