Os programas de pós-graduação contam com profissionais, dentro das suas próprias instituições, para auxiliar o processo de preenchimento do Coleta de Dados. Os membros do grupo chamado “Apoio Coleta” podem ajudar os coordenadores dos programas no preenchimento do Aplicativo. Nesta semana ocorre, na Capes, o treinamento para mais de 250 pessoas, que atuarão como multiplicadores e apoio nas respectivas instituições.
Outra novidade é que é possível integrar o Coleta com o Aplicativo Cadastro de Discentes. Trata-se de um recurso auxiliar, que não impede a introdução dos dados de discentes diretamente no Coleta. Os arquivos para essa importação foram gerados com a posição dos dados dos Programas no aplicativo Cadastro de Discentes atualizadas em 15 de janeiro.
Avaliação Trienal
Em 2010, acontece a avaliação com atribuição de nota de todos os cursos de pós-graduação stricto sensu do país, nas três modalidades: mestrado profissional, mestrado e doutorado acadêmicos. Por ser um ano de avaliação, foi estabelecido um calendário para 2010 com prazos bastante restritos para as várias etapas de coleta de dados, verificação quanto a integridade das informações e certificação do banco de dados, de modo a propiciar o início das reuniões presenciais das comissões para 19 de julho.
A previsão, considerando o número de programas em cada uma das 46 áreas, é que serão avaliados mais de 4.200 cursos em 2.700 programas, com a participação presencial da ordem de 900 consultores. As avaliações se darão seguindo as orientações contidas nos Documentos de Área triênio: 2007-2009. Saiba mais sobre o Sistema de Avaliação da Capes.