Fapesc participa de evento voltado à captação de recursos em Joinville

Encontro reuniu profissionais de diversas áreas em busca de aprimoramento no campo da inovação. (Foto: Gizely Campos)

Em um ambiente propício à troca de ideias e à formação de redes de contato, profissionais da área de gestão, empresários, startups, gestores públicos e acadêmicos interessados em inovação, compras públicas e financiamento de projetos participaram do evento “Boas Práticas para Captação de Recursos Via Editais e Oportunidades de Fomento”, realizado nesta terça-feira, 24, no auditório do Ágora Uni, localizado no complexo do Ágora Tech Park em Joinville.

O encontro contou com um painel interativo, no qual representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) compartilharam informações sobre como acessar apoio financeiro e técnico para inovações.

De acordo com a gerente de Ciência e Pesquisa da Fapesc Larissa Waskow, o envolvimento da instituição foi fundamental. “A Fundação é a principal agência de fomento do estado, desta forma trazer aos interessados informações sobre os editais em aberto, contratações, pontos importantes que precisam ser observados para submeter uma proposta a um edital é fundamental”, destaca.

A opinião é compartilhada pelo analista de Fomento à Inovação do Escritório Regional Sul da Finep, Marco Bruno Manziolillo. “Este tipo de evento é crucial para o nosso trabalho na Regional Sul.  Uma vez que temos como função divulgar os instrumentos de apoio à inovação que a Finep oferece, como investimentos, subvenções e créditos. Encontros como este nos permitem estar próximos de empresas e instituições de ciência e tecnologia que podem acessar esses recursos, caso apresentem bons projetos”, explica.

De acordo com o diretor executivo do Ágora Tech Park, Ricardo Fantinelli, realizar eventos voltados à captação de recursos em um espaço como o Ágora fortalece o ecossistema de inovação de Santa Catarina. “Esses encontros criam pontes entre empresas, investidores e instituições de pesquisa, promovendo a troca de conhecimento e a criação de oportunidades para alavancar projetos relevantes. O Ágora se consolida como um espaço catalisador onde a inovação encontra o suporte necessário para se transformar em soluções que impactam a sociedade e o mercado”, finaliza.

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)

Gizely Campos/gizely.campos@fapesc.sc.gov.br

Telefone: (48) 99951-0507