Fapesc anuncia projeto de escritório para trocas internacionais no Passeio Sapiens

Complexo multiuso do Sapiens Parque foi inaugurado nesta terça-feira, com a presença do governador Jorginho Mello (Fotos: Roberto Zacarias/Secom)

O ecossistema de tecnologia e inovação catarinense recebeu um novo espaço esta semana, com a inauguração do Passeio Sapiens, um complexo multiuso com área total de 28 mil metros quadrados, em Florianópolis. A inauguração do local ocorreu nesta terça-feira, 5, e contou com a participação do governador Jorginho Mello, do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Wagner Pinto, e demais lideranças do setor de tecnologia e inovação do estado.

O complexo multiuso está vinculado ao Sapiens Parque, parque de inovação de destaque internacional, que abriga empreendimentos, projetos e outras iniciativas inovadoras estratégicas.

O presidente da Fapesc enfatizou que a instalação do Passeio Sapiens é um momento histórico para o parque, por se tratar de um ambiente com a proposta de reunir negócios, empreendedorismo, cultura e lazer. Ele ressaltou a parceria antiga da Fapesc com o parque e revelou que há um projeto em curso entre Governo do Estado, via Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e Fapesc com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), para a instalação de um espaço no Passeio Sapiens, voltado para trocas internacionais, que deve iniciar as atividades no segundo semestre de 2024.

“Como Governo do Estado, temos a visão de promover não apenas as empresas catarinenses, mas também atrair empresas que estejam interessadas em fazer trocas tecnológicas. Nesse intuito, temos a ideia de um escritório que vai permitir essa troca com o exterior. Um espaço para que empresas estrangeiras tenham um ambiente de trabalho, mesmo que provisório, e que permita aos empreendedores catarinenses essa conexão com o exterior”, afirmou o presidente da Fapesc.

Área de lazer e negócios

Durante a inauguração do local, o governador afirmou que o complexo multiuso está marcando uma nova fase para o Sapiens Parque. “Minha ideia é trazer para esse espaço mais empresas ligadas a tecnologia e comércios. Tornar esse espaço uma grande área de lazer e de negócios. Novas empresas estão interessadas em se instalar aqui no Sapiens e estamos trabalhando para potencializar ainda mais toda essa estrutura. O Passeio Sapiens será um sucesso”, salientou Jorginho Mello.

O diretor presidente do Sapiens Parque, Eduardo César Cordeiro Vieira, afirmou que o Passeio Sapiens é um novo conceito de urbanismo que está surgindo no parque. “É um lugar onde as pessoas devem trabalhar, estudar e se divertir. Essa é a nossa ideia para esse espaço, acelerar o processo de expansão”.

O Passeio Sapiens é formado por dois edifícios corporativos, restaurantes, áreas de lazer e uma Mercadoteca, com 15 operações gastronômicas. Possui também um Centro de Inovação da Acate, uma escola canadense de ensino internacional e vai abrigar eventos – expectativa de até 100 ao ano.

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)

comunicacao@fapesc.sc.gov.br

Telefone: (48) 98802-5794