Credenciamento junto à Fapesc faz raio-x dos programas de pós-graduação em Santa Catarina

Publicado em 14/11/2023

As Instituições de Ensino Superior (IESs) de Santa Catarina têm menos de uma semana para atualizar o credenciamento dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) junto à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc). O cadastramento é um raio-x das ofertas de pós-graduação em Santa Catarina e permitirá um melhor planejamento sobre a distribuição das bolsas acadêmicas no estado. O prazo está aberto até terça-feira, 21.

Acesse o Canal da Fapesc no WhatsApp

Foto: Ricardo Wolfenbüttel/Secom

O principal objetivo do edital de chamada pública 13/2023 é que as IESs credenciem os respectivos programas, garantindo o apoio contínuo da Fapesc. Estão habilitadas a participar as IESs públicas e privadas sem fins lucrativos, que estejam localizadas em Santa Catarina e com PPGs reconhecidos pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

É importante reforçar que cabe às IESs fazerem o credenciamento dos respectivos PPGs, lembrou a diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc, Valeska Daniela Tratsk. “Com esse credenciamento, a Fapesc vai organizar o orçamento de 2024 para as demandas de mestrado, doutorado acadêmico e profissional e também pós-doutorado. Sempre temos a abertura de mais cursos e, às vezes, nós não recebemos com rapidez a informação. Todos os anos vamos fazer esse credenciamento, assim é mais fácil para sabermos a demanda e fazermos com que o cidadão catarinense tenha a sua bolsa da maneira mais correta e justa”, afirmou.

Ouça a diretora de CTI da Fapesc

As instituições devem enviar as informações para o endereço eletrônico bolsas@fapesc.sc.gov.br. O edital completo e anexos para a submissão do credenciamento estão disponíveis no site fapesc.sc.gov.br.

Além de apoiar a capacitação em pesquisa e inovação, a Fapesc tem consolidado parcerias estratégicas para promover a cooperação técnico-científica regional, nacional e internacional. Junto com as universidades, a Fundação trabalha pelo aprimoramento e consolidação do desenvolvimento científico e tecnológico no Estado. Além disso, o objetivo é criar um ambiente para interação entre instituições científicas, empreendedores, governo e sociedade.

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Altair Magagnin Jr / altair.magagnin@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (48) 98802-5794