Fapesc destina R$ 40 milhões para equipar laboratórios de pesquisa avançada em Santa Catarina

Publicado em 07/11/2023

Foto: Ricardo Wolfenbuttel/Secom

Um fomento de até R$ 40 milhões está previsto para a estruturação de laboratórios dedicados à pesquisa avançada em Santa Catarina. O apoio financeiro será destinado pelo Governo do Estado para Instituições de Ensino Superior (IES) catarinenses. O edital de chamada pública foi lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc). O prazo para a submissão de propostas está aberto até 27 de novembro.

Conforme o edital 15/2023, que institui o Programa de Estruturação Acadêmica para Laboratórios Multiusuários Dedicados à Pesquisa Avançada no Estado de Santa Catarina, podem participar IES públicas e privadas, sem fins lucrativos, com sede catarinense. Cada IES deverá pré-selecionar e aprovar uma iniciativa a ser submetida, que deve estar alinhada à estratégia de desenvolvimento regional onde está inserida.

Serão financiados projetos de até R$ 2,5 milhões, liberados em parcela única. Conforme o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, o foco do programa é fortalecer os laboratórios de pesquisa científica, tecnológica e inovadora catarinenses, melhorando a infraestrutura para o desenvolvimento de iniciativas com tecnologia de ponta nas diversas áreas do conhecimento.

A cooperação entre os grupos de pesquisa e o desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação pretendem acelerar o desenvolvimento regional do Estado. “Nós estamos financiando laboratórios de maior porte. Nada impede que as IESs façam consórcios entre elas, para ter estruturas ainda maiores, para estarem aptas a participar com mais corpo dos editais que nós vamos lançar mais para frente”, afirmou o presidente.

Os recursos poderão ser usados tanto para despesas de capital, quanto para a compra de equipamentos, sejam eles nacionais ou importados, como também para despesas correntes, limitadas a até 20% do valor total do projeto, incluindo materiais de consumo, serviços terceirizados e despesas de instalação, por exemplo. Os recursos não podem ser usados para o pagamento de bolsas e salários e para ampliação ou construção de imóveis.

As propostas devem ser submetidas pelo link editais.fapesc.sc.gov.br. Dúvidas e questionamentos podem ser formalizados pelo endereço pesquisa@fapesc.sc.gov.br. O resultado dos projetos aprovados deve ser divulgado até 8 de dezembro.

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Altair Magagnin Jr / altair.magagnin@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (48) 98802-5794