Plataforma ajuda empresas a pensar inovação de forma estratégica

Publicado em 05/09/2023

Inovação é fundamental para a prospecção e o sucesso dos negócios. Mas, muitas empresas ainda não sabem como podem inovar seus processos, serviços e produtos. Diante disso, foi lançada a Insix Inovação, plataforma de uso gratuito, que pretende melhorar o desempenho das empresas de pequeno e médio porte e pensar a inovação de forma estratégica, resultando em serviços cada vez melhores para os clientes.

Foto: Milena Nandi/Fapesc

Desenvolvido pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), o projeto contou com o fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). A pesquisa envolveu professores dos campi de Chapecó e Joaçaba, nos cursos de Administração e Publicidade e Propaganda, além do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração.

A plataforma foi lançada no final de agosto, durante a Feira Catarinense de Comércio e Inovação (Fecaci), em Joaçaba. A ferramenta, em formato de framework, oferece uma metodologia abrangente em seis etapas que conduzem desde a identificação de necessidades até o monitoramento dos resultados, fornecendo para as micro, pequenas e médias empresas do setor de serviços uma abordagem estruturada para impulsionar a inovação em todas as facetas do negócio.

“Esse lançamento marca um novo capítulo na capacidade das empresas de serviços em implementar e gerenciar a inovação estratégica de forma eficaz, além de posicioná-las em um novo patamar de competitividade e destaque em um ambiente comercial cada vez mais desafiador”, afirmou a professora Silvia Spagnol Simi dos Santos, uma das responsáveis pela criação e desenvolvimento da Insix.

Até o momento, já foram atendidas empresas dos setores de saúde, tecnologia, alimentos, serviços, turismo, contabilidade, consultoria, arquitetura e engenharia e software lean manufacturing e trading companies.

Com informações de Alessandra de Barros/Unoesc

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
comunicacao@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (48) 98802-5794