Fapesc está com inscrições abertas para apoio a eventos técnico-científicos em 2024

Publicado em 10/08/2023

Eventos técnico-científicos agendados para 2024 poderão ter apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). O prazo para a submissão de propostas previstas para o primeiro semestre do próximo ano está aberto até 30 de agosto na Plataforma da Fapesc. Esta chamada pública faz parte do Programa Proeventos e terá o investimento global de R$ 4 milhões.

De acordo com o Edital de Chamada Pública Fapesc nº 07/2023, pesquisadores vinculados a Instituições de Ensino Superior (IES), públicas ou privadas e sem fins lucrativos de Santa Catarina, podem submeter propostas. No primeiro momento, há uma seleção dentro de cada IESs e as propostas selecionadas devem ser submetidas à Fapesc.

O Proeventos 2024 tem como objetivo apoiar eventos que contribuam para disseminar a produção científica e tecnológica, incentivar a geração de conhecimento, promover o avanço em todas as áreas do conhecimento e contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado.

O edital prevê um valor global de R$ 4 milhões, com três categorias de eventos: Estaduais/Regionais, com financiamento de até R$ 30 mil; Nacionais, até R$ 40 mil; e Internacionais, até R$ 50 mil. Para garantir a equidade na distribuição dos recursos, limites foram estabelecidos tanto por mesorregiões do Estado, com até 30% para cada uma das seis regiões, quanto por IES, com até cinco eventos por instituição.

De acordo com a coordenadora de projetos responsável pelo edital, Jéssica Bento, o cronograma está dividido em duas fases. “A primeira fase abrange eventos previstos para o primeiro semestre de 2024, com submissão das propostas até 30 de agosto de 2023. A segunda fase é voltada para eventos no segundo semestre de 2024, com período de submissão de propostas de 1º de fevereiro a 1º de março de 2024”, disse.

Um dos eventos de 2023 realizados com apoio da Fapesc foi o 2º Fórum de Gestão do Trabalho e Educação Permanente em Saúde e Enfermagem (Figeps), em Chapecó, nos dias 28 de fevereiro e 1º de março. Conforme a coordenadora, Leticia de Lima Trindade, houve uma importante troca de experiências entre estudantes e profissionais. “O evento trouxe experiências científicas que deram luz às temáticas do empreendedorismo e da inovação, com o apoio da Fapesc, instituição que se preocupa em fomentar a sustentabilidade e está muito voltada a provocar o pensamento inovador, que nos permite criar iniciativas e melhorar a vida das pessoas, especialmente dos trabalhadores da área da saúde”, afirmou.

Para 2024, as propostas devem ser submetidas na Plataforma Fapesc. O cronograma completo para a submissão e avaliação de propostas estão disponíveis no site da Fapesc.