Fapesc credencia órgãos do governo para implementar parcerias em ciência e inovação  

Projeto inovador para atualização dos resgatistas é fruto de uma parceria entre Fapesc e Corpo de Bombeiros. Foto: Letícia Sechini (Unochapecó).  

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) vai credenciar Órgãos e Entidades da Administração Pública Direta e Indireta do Estado. O objetivo é implementar parcerias em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) em áreas estratégicas para o desenvolvimento econômico e social do Estado e resolução de demandas da sociedade catarinense. 

Após o credenciamento e celebração do Termo de Mútua Colaboração, o órgão ou entidade poderá elaborar proposta em conjunto com a fundação para realizar ações de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) na Administração Pública Estadual.  

“É uma forma de estabelecer práticas de pesquisa, desenvolvimento e inovação por meio da elaboração e execução de editais dos programas e dos projetos dentro da Fapesc, buscando o avanço e o fortalecimento da ciência, pesquisa, tecnologia e inovação dentro do órgão público. Baseia-se em colaboração e cooperação para o desenvolvimento de editais, programas, projetos e processos inovadores com focos específicos”, explicou Valeska Daniela Tratsk, Diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação.   

A Fapesc vai fornecer auxílio aos credenciados no desenvolvimento de programas e Chamadas Públicas específicas, além de ajudar na elaboração do plano de trabalho para dar suporte e garantir um planejamento adequado à execução das atividades e ações. O Órgão deve possuir orçamento e previsão financeira para efetuar a transferência dos recursos.    

Parcerias entre Fapesc e órgãos do governo já são realidade. Um dos exemplos é o projeto que resultou em dois protótipos modulares de veículos para treinamento e atualização dos resgatistas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). O projeto inédito no Brasil foi realizado pela Universidade Comunitária de Chapecó (Unochapecó), em parceria com o CBMSC, a partir de uma chamada pública da fundação.  

Outro exemplo é o robô Cintia, desenvolvido com a participação dos bolsistas do Programa Integrado de Inovação do Controle, parceria da Controladoria-Geral (CGE-SC) com a Fapesc. A inteligência artificial faz a coleta de dados de licitações e contratos publicados no Diário Oficial do Estado, auxiliando o trabalho de monitoramento dos auditores internos.  Em 2022, foram cerca de 16 mil solicitações de licitações autorizadas pelo Grupo Gestor de Governo (GGG) e publicadas no Diário Oficial. São mais de R$ 24 bilhões em compras.  

A portaria FAPESC N° 53 foi publicada no dia 10/07/2023.     

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC
Maurício Frighetto | mauricio.frighetto@fapesc.sc.gov.br  
Telefone: (48) 99932-4209   

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support