Dando continuidade ao circuito de oficinas realizada pela equipe de pesquisadores da UNC que é responsável pela elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro (PRH-CARN), será realizada a segunda oficina participativa e presencial com o tema Definição do Enquadramento dos Cursos de Água. Esse evento é mais uma realização do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro (PRH-CARN) por intermédio do Edital nº003/2021 da Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de Santa Catarina (FAPESC), como instituição interveniente a Fundação Universidade do Contestado (UNC), em parceria com o Comitê Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro, a Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA) atrelada a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) do Estado de Santa Catarina.
O evento terá duração de 3 horas e será realizado de forma presencial em três municípios (São bento do Sul, Mafra e Canoinhas), nos dias 17 e 18 de novembro de 2022, conforme programação abaixo:
17 de novembro de 2022 em São Bento do Sul/SC na Câmara Municipal de Vereadores no horário das 08h30 às 11h30.
17 de novembro de 2022 em Mafra/SC, no Campus da UnC no horário das 14h00 às 17h00.
18 de novembro de 2022 no município de Canoinhas/SC, no Campus da UnC/Centro no horário das 08h30 às 11h30.
O objetivo é definir por meio da participação pública dos atores estratégicos da bacia, o enquadramento de cursos d’água da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro.
Segundo a Agência Nacional de Águas – ANA, o enquadramento de corpos d’água estabelece o nível de qualidade a ser alcançado ou mantido ao longo do tempo. Mais do que uma simples classificação, o enquadramento deve ser visto como um instrumento de planejamento, pois deve tomar como base os níveis de qualidade que deveriam possuir ou ser mantidos para atender às necessidades estabelecidas pela sociedade e não apenas a condição atual do corpo d’água em questão. O enquadramento busca “assegurar às águas qualidade compatível com os usos mais exigentes a que forem destinadas” e a “diminuir os custos de combate à poluição das águas, mediante ações preventivas permanentes” (Art. 9º, Lei nº 9.433, de 1997).
A oficina tem como público prioritário os representantes das entidades-membro dos Comitês de Bacias Hidrográficas, agentes estratégicos, setores de usuários de água, entidades de classe, instituições públicas e privadas que atuam na Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro. Haverá emissão de certificado aos participantes que realizarem avaliação do evento.
As inscrições para participar de qualquer uma das oficinas poderão ser feitas pelo link abaixo. As vagas são limitadas.
Link: https://forms.gle/5gRCbRkq7LVvw8FF9
Fonte: Equipe PRH_CARN
Dr. Jairo Marchesan – coordenador do Projeto do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro e docente da Universidade do Contestado (UnC). E-mail: jairo@unc.br
Vinícius Ternero Raghiantti – engenheiro sanitarista e ambiental, pesquisador do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro.
Murilo Anzanello Nichele – biólogo, especialista em Desenvolvimento Regional e pesquisador – Processos Participativos do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro.
André Leão – engenheiro ambiental e sanitarista, pesquisador do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro.
Rafael Leão – engenheiro ambiental e sanitarista, pesquisador do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro.
Drª. Liége Koston Wosiacki – hidróloga, pesquisadora do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro.
Dr. Vilmar Comassetto – engenheiro agrônomo, pesquisador do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro.
Sérgio Cardoso – hidrogeólogo, pesquisador do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro.
Dr. Eduardo Lando Bernardo – engenheiro ambiental e sanitarista, pesquisador do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro.
Alessandra Kieling – engenheira agrônoma, bolsista do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro.
Laís Bruna Verona – engenheira ambiental e sanitarista, bolsista do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro.