UNOESC conta com sala transmidiática criada com recursos da FAPESC

O projeto “Processo midiático e transmídia: a relação socioambiental dos moradores de Joaçaba com o Rio do Tigre”, aprovado em novembro do ano passado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc​), permitiu a implantação de um laboratório transmidiático, na Unoesc Joaçaba. Por meio de recursos financeiros da Fapesc no edital em parceria com a ACAFE (Associação Catarinense das Fundações Educacionais), o local já possui todos os materiais e equipamentos necessários para o desenvolvimento da pesquisa e produção de materiais educativos, como documentário, peças publicitárias e websérie.

Desenvolvido pelo curso de Publicidade e Propaganda da Unoesc Joaçaba, o projeto é coordenado pelo professor Marcio Giusti Trevisol, e conta com a participação dos docentes e pesquisadores Arnaldo Telles Ferreira, Paulo Ricardo dos Santos, Silvia Spagnol Simi dos Santos e Vanessa Angélica Balestrin.
De acordo com os pesquisadores, o projeto visa identificar a importância simbólica que o Rio do Tigre exerce sobre o imaginário popular, além de criar um centro de produção transmidiática que possa auxiliar na divulgação e produção do conhecimento ambiental do Rio do Tigre.
O projeto foi dividido em cinco etapas. A primeira consiste no fichamento das principais obras bibliográficas, a segunda prevê a coleta dos dados e elaboração do artigo científico. Já a terceira etapa analisa os dados e desenvolve a websérie e ferramentas de mídias sociais. A quarta etapa envolve a finalização dos produtos transmidiáticos e a publicação dos resultados em eventos patrocinados pela Fapesc. O debate com a comunidade e a exibição dos produtos midiáticos integram a quinta e última etapa do projeto.
— Neste momento estamos analisando os dados coletados e na próxima semana começaremos a desenvolver uma campanha publicitária — informou a professora Vanessa Angélica Balestrin.
A sala transmidiática está localizada no Bloco 4, anexa ao estúdio de televisão do curso de Publicidade e Propaganda, no campus 1 da Unoesc Joaçaba. Para o coordenador do projeto, a implantação do laboratório transmidiático é algo inovador e fundamental para o aperfeiçoamento de pesquisas na área de Comunicação Social. Além disso, os livros, adquiridos com a verba da Fapesc, foram essenciais para os pesquisadores e servirão como base de conhecimento sobre a temática transmidiática e meio ambiente.
 
Fonte: UNOESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support