Governo estadual apoia publicação sobre Gênero e Educação em SC

Nesta quinta-feira, 3 de agosto, das 16 as 17hs no Hall da Reitoria da UFSC, haverá o lançamento do livro “Antropologia, Gênero e Educação em Santa Catarina”, financiado com recursos da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).
Organizado pelas professoras Tânia Welter, Miriam Pillar Grossi e Mareli Eliane Graupe, o livro traz resultados do projeto homônimo contemplado na última chamada pública do PRONEM (Programa de Apoio a Núcleos Emergentes), realizada pela FAPESC em parceria com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para apoiar pesquisadores que tenham destaque na sua área de conhecimento, aproximando-os do nível de excelência. Os trabalhos foram coordenados pelo Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) da UFSC
(Universidade Federal de Santa Catarina) com equipes de pesquisa da UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), UNIPLAC (Universidade do Planalto Catarinense) e UNISUL ((Universidade do Sul de Santa Catarina), vinculadas a cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Sociais e Educação.

Os artigos publicados ilustram os principais temas e objetos de estudo desenvolvidos no projeto e foram escritos por Emilia Haline Dutra, Lino Gabriel Nascimento dos Santos, Miriam Pillar Grossi, Daniel Machado da Conceição e Jaison José Bassani da UFSC, Adriana Zomer de Moraes, Tânia Mara Cruz e Gabriela da Silva da UNISUL, Clecí Terezinha Lima de Lins, Mareli Eliane Graupe, Lucia Aulete Burigo Sousa e Lúcia Helena Matteucci da UNIPLAC, Tarcisio Brighenti, Rafael Fernando Lewer, Maria Alice Canzi Ames e Tânia Welter da UFFS.
A formação de estudantes e professores e violências de gênero, homo-lesbo-transfobia e racismo no espaço escolar são os dois grandes eixos temáticos do livro, que traz o resultado de investigações e atividades desenvolvidas em escolas e universidades. Buscando entender os complexos processos de formação e (re)produção de valores sociais no campo da Educação, os textos publicados contribuem para o conhecimento da escola neste momento em que observamos grandes transformações sociais na sociedade brasileira.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support