Confap participa da solenidade de assinatura da Declaração de Belém

A presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi, e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Sergio Gargioni, participaram na quinta-feira, dia 13 de julho, da solenidade que marcou a assinatura da Declaração de Belém para Pesquisas no Oceano Atlântico e Cooperação em Inovação (The Belém Statement on Atlantic Research and Innovation Cooperation), realizada na Torre de Belém, em Lisboa, Portugal. O documento de intenções foi assinado pelo comissário europeu para Pesquisa, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, pelo ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e pela ministra de Ciência e Tecnologia da África do Sul, Naledi Pandor.

O documento busca integrar atividades de pesquisa entre os países banhados pelo Oceano Atlântico, de modo a conhecer melhor e aprofundar o conhecimento científico ligado aos ecossistemas marinhos; às relações entre oceanos e mudanças climáticas; à produção de alimentos provenientes do mar; e, também, sobre sistemas de energia provenientes dos oceanos. A cooperação busca entender, ainda, as dinâmicas do Oceano Atlântico com os Sistemas de Circulação interconectados com o Ártico e a Antártida.
A Declaração de Belém deverá construir objetivos bilaterais, nomeados como Declaração de Intenções em Pesquisa Marinha e Cooperação em Inovação com Brasil e África do Sul (Declarations of Intent on Marine Research and Innovation Cooperation with Brazil and South Africa), e o desenvolvimento do Contexto Sul-Sul para Cooperação Técnica e Científica no Atlântico Sul, Tropical e Austral.
O ministro Kassab declarou que a cooperação representa um marco nas relações entre os países e fomentará o desenvolvimento científico a partir do trabalho conjunto dos pesquisadores. “Quero saudar essa parceria e afirmar a disposição do governo brasileiro e de nosso ministério em prol de uma ampla cooperação. A ciência é transversal e tem papel fundamental para sustentar nosso progresso. Vamos trabalhar juntos, somar nossos potenciais e empreender esforços em busca do conhecimento e do desenvolvimento científico”, afirmou.

Como parceiro da cooperação entre Brasil e União Europeia, o Confap esteve presente na solenidade de assinatura. Os representantes do Conselho também participam durante a semana do evento “A New Era of the Blue Enlightenment”, que promove uma extensa programação, em Lisboa, voltada à cooperação científica, tecnológica e de inovação sobre a área destacada no acordo.
 
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do Confap 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support