Nos dias 24 e 25 de julho a UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina), campus Tubarão, sedia a 1ª edição do Seminário de grupos de pesquisa sobre a Teoria do Ensino Desenvolvimental. O evento tem apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio do edital PROEVENTOS. As inscrições devem ser realizadas neste site: https://www.even3.com.br/SGPED
O objetivo do evento é refletir sobre o conhecimento produzido por diferentes grupos de pesquisa que investigam o modo de organização do ensino com base na Teoria do Ensino Desenvolvimental. De acordo com essa Teoria, o ensino deve ser organizado de modo que promova o desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes por meio a apropriação de conhecimentos científicos, diferentemente do que geralmente ocorre no Brasil, onde o predomínio é para os conhecimentos empíricos. “Entendemos que a transformação social passa pelos portões da pesquisa científica também. As reflexões sobre as pesquisas, durante o evento, se constituirão em um momento de luta, resistência e crítica. Refletiremos sobre a complexa realidade brasileira e algumas possibilidades de superação para, pela e com a Educação”, dia a professora Josélia Euzébio da Rosa, Coordenadora Geral do evento e professora do Curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Unisul.
Ainda que organizado pelo TedMat (Grupo de Pesquisa Teoria do Ensino Desenvolvimental), da UNISUL, o evento é interinstitucional, apresentado por pesquisadores também da UNESC (Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina). Esses grupos fazem parte da rede nacional de pesquisa GEPAPe (Grupo de Estudos e Pesquisa Sobre a Atividade Pedagógica), liderada pela USP (Universidade do Estado de São Paulo). Em Santa Catarina, o evento tem caráter itinerante, sendo realizado um ano na UNISUL e outro na UNESC.
A pretensão é que, com a realização do evento, a integração entre os alunos das diferentes instituições se amplie por meio da adesão de novos integrantes aos grupos de pesquisa, a fim de fortalecer as reflexões sobre o modo de organização do ensino que possibilite a aprendizagem de conceitos científicos e o desenvolvimento do pensamento teórico.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC