Livro traz “Chapecó em Foco” e aborda o espaço urbano-regional

Uma obra disponível para ser baixada gratuitamente sobre uma cidade que completa cem anos em 2017 e que visa contribuir para futuras pesquisas e para refletir sobre aspectos do município. “Chapecó em Foco: Textos e Contextos sobre o Espaço Urbano-Regional”, lançado recentemente, tem a organização do professor da UFFS – Campus Chapecó, Ederson Nascimento, e da professora da Unochapecó, Ana Laura Vianna Villela.
A obra traz 17 textos de pesquisadores que abordam o tema sob vieses de diversas áreas: Geografia, Economia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Sociais, História. O livro é resultado de um evento promovido em 2016, com o apoio da Fapesc, pelo “Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Usos do Território e Dinâmicas Socioespaciais (GETESE)”, da UFFS, e “Cidade: Cultura, Urbanização e Desenvolvimento”, da Unochapecó.

Conforme o professor Ederson, a intenção dos grupos com o evento foi a construção de uma rede de pesquisa, abrindo um espaço para discussões a respeito de Chapecó, seu espaço urbano e as relações com a região. “Muito trabalho vem sendo produzido, mas não havia interlocução e nem publicações mais recentes sobre o processo de urbanização, a migração, a economia regional, a organização espacial urbana de Chapecó”, afirma ele. O último livro “de mais fôlego”, conforme o professor, foi feito em 1998 e publicado em 2002, além de uma compilação sobre discussões do Plano Diretor, em 2004.
A professora Maria Adélia de Souza (USP), convidada para o evento, redigiu o capítulo especial, chamado “Chapecó quase 50 anos depois”. Por uma “feliz coincidência”, como nomeou o professor Ederson, assim que chegou na cidade, os pesquisadores souberam que a professora contribuiu, na década de 1970, com o planejamento urbano de Chapecó. Trabalhando no Serviço Federal de Habitação e Urbanismo (SERFHAU), na época, ela fez o termo de referência do Plano Diretor de Chapecó.
As demais seções são: “Urbanização e estruturação do espaço urbano: Estado, agentes econômicos e a questão social”, “Reflexões sobre o planejamento urbano: governança e participação”, “Ambiente urbano e ordenamento territorial” e “Dimensões do espaço regional”.
Sobre o livro, o professor afirma que vê a compilação de pesquisas com bons olhos. “Quero crer, como um marco na pesquisa científica sobre a Geografia, a História, a organização social e territorial de Chapecó. Vivemos numa cidade bastante dinâmica do ponto de vista socioeconômico, e isso se reflete na sua organização social e estrutura territorial”, destaca.
Ele aponta que as pesquisas mostram o crescimento rápido de Chapecó em termos populacionais, econômicos, de tamanho – com novos bairros e loteamentos –, migração mais heterogênea com a vinda de novas universidades e empresas. Segundo ele, essas questões estavam sendo retratadas em estudos científicos, mas de forma dispersa. O livro contribui no sentido de compilar várias pesquisas.
Outro ponto, de acordo com ele, é que o livro sirva de fonte de pesquisa, já que Chapecó é um polo universitário, com grandes universidades e faculdades. “Podemos contribuir com as pesquisas que estão sendo feitas e suscitar a vontade por novas pesquisas”.
O professor sinaliza, por fim, que os autores querem, com o livro, trazer uma contribuição para a sociedade, para a gestão e o planejamento urbano, para a “participação popular, o empoderamento popular, conhecendo a sua cidade não só nos pontos positivos, mas também nos problemas que precisam ser atacados”, frisa.
Fonte: UFFS