Grupo de pesquisa do Mestrado em Educação recebe fomento da FAPESC

Por meio do edital de chamada pública da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), o grupo de pesquisa Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática (TedMat), por fazer parte das instituições do Sistema Acafe, recebeu fomento para o fortalecimento da pesquisa científica.

A acadêmica do Curso de Pedagogia, Paloma Lessa, ressalta a importância de fazer parte do grupo de pesquisa. “A convivência nesse coletivo mudou meu modo de ver os estudantes em sala de aula e até meu pensamento sobre as sugestões e críticas”, destaca. Inquieta com a organização do ensino de matemática no Brasil, a mestranda em Educação, Mariana Fontes, buscou no grupo de pesquisa TedMat a sustentação teórica e metodológica para auxiliar na pesquisa. “A participação no TedMat tem proporcionado momentos de discussões e valiosas contribuições sobre a Educação Matemática”, relata Mariana.
Com a verba destinada ao TedMat, adquiriu-se equipamentos destinados as atividades de pesquisa, todos inaugurados no último sábado, 1/7, durante o I Seminário Interno do TedMat. O I Seminário sobre a Teoria do Ensino Desenvolvimental (GPTED) foi um processo de produção coletiva significativo para os todos os envolvidos: estudantes de graduação, mestrandos, professores e pesquisadores. “A educação matemática brasileira está um caos. Investir em coletivos que se dediquem na solução desse problema é uma das questões que precisam ser enfrentadas”, destaca a professor Dra. Josélia Euzébio da Rosa (PPGE/Unisul).
Fonte: Unisul Hoje