UFSC promove curso sobre Cooperação Internacional para o Desenvolvimento

Estudantes, pesquisadores e profissionais da área de Relações Internacionais ou disciplinas relacionadas podem se inscrever até 14 de julho no Curso de Inverno Cooperação Internacional para o Desenvolvimento. O curso terá uma carga horária de 15 horas, distribuídas nas manhãs dos dias 17 a 21 de julho, e será realizado na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).
O principal objetivo é facilitar a integração entre produtores de conhecimento acadêmico e profissionais que atuam na Cooperação Internacional para o Desenvolvimento. Dessa forma, o curso foi elaborado de forma a permitir a incorporação prática do conhecimento produzido nas pesquisas da Dra. Monica Hirst, o aprofundamento de conhecimentos teóricos por jovens cientistas e a formação de redes de relacionamento.
Os principais temas abordados serão: abordagens analíticas das Relações Internacionais e sua aplicação à Cooperação Internacional; aparato normativo da Cooperação para o Desenvolvimento; arquitetura e transformações da Cooperação Norte-Sul; trajetória, tendências e o papel do regionalismo na Cooperação Sul-Sul. Os recursos previstos são, entre outros, exposições didáticas, estudos de caso, apresentações audiovisuais e atividades em grupos.
O curso será ministrado pela professora Monica Hirst, Doutora em Estudos Estratégicos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais da UFRGS (2011), Mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1982) e Bacharel em História pela PUC-RJ (1976). Desde 2012 ela é professora titular do Departamento de Economia e Administração da Universidade Nacional de Quilmes e ensina no Mestrado de Estudos Internacionais da Universidade Torcuato di Tella, em Buenos Aires, Argentina.
Foi professora do Departamento de Ciência Política e Estudos Internacionais da Universidade Torquato di Tella  (2000-2012). Exerceu a direção executiva da Fundação Centro de Estudos Brasileiros em Buenos Aires (1996-2006) e participou da criação da Área de Relações Internacionais da FLACSO-Argentina, onde atuou como pesquisadora sênior e professora (1985-1999). Atuou como docente no Instituto de Serviço Exterior da Argentina (1994-2008), foi professora visitante nas Universidades de Stanford, Harvard e USP e pesquisadora visitante no IECAH (Madrid) e Swisspeace Academy (Berna).

Monica Hirst também coordenou do Programa IBAS de bolsas para pesquisa do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2006-2009) e bolsista-doutora do Programa de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional (2011-2013). Realizou consultorias para o PNUD, Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Argentina e Colômbia, Fundação Ford e NOREF. Suas principais áreas de interesse são: política e segurança regional, política externa do Brasil e cooperação internacional. Tem publicado livros, capítulos de livros e artigos em periódicos especializados no Brasil, Estados Unidos e em diversos países latino-americanos, além de uma participação sistemática em eventos acadêmicos relacionados a seus temas de especialização.
Para mais informações clique aqui.
Faça sua inscrição aqui .

Mais no site
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC