NETI e TV UFSC lançam curta-metragem sobre expectativa de vida de portadores de deficiência

Na sexta-feira, 19, foi lançado no Centro Sócio-Econômico da Universidade Federal de Santa Catarina o curta-metragem Ana e Guerthe, realizado pelo Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI) e TV UFSC. O filme trata da expectativa de vida de portadores de deficiência e está ligado ao projeto A rede de atenção à saúde e de suporte social à pessoa idosa com deficiência na Grande Florianópolis e as tecnologias de cuidado, que recebeu desde 2013 apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) no Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS). Após a exibição, houve uma mesa-redonda com pesquisadores, membros do Grupo de Estudos sobre Deficiência e Envelhecimento do NETI e da TV UFSC.

A pesquisa foi realizada em 22 municípios da Grande Florianópolis, 26 cursos universitários da área de Saúde da região e outras 26 ONGs, diagnosticando a rede de cuidado e suporte ao idoso portador de deficiências. “Falar do processo de envelhecimento é essencial, pois é um tema pouco explorado, e com isso há pouca visibilidade. Há um grande despreparo público e déficit técnico para receber e atender essa população”, diz a coordenadora da pesquisa, Juliana Balbinot Girondi.
De acordo com a pesquisadora, o aumento da expectativa de vida desta população mostra a falta de estrutura adequada ao seu atendimento, bem como a necessidade de investimento em pesquisa nessa área e de fortalecimento desse cuidado a fim de oferecer maior qualdiade de vida aos deficientes e a seus familiares. A produção científica resultante desse projeto inclui 26 trabalhos apresentados em eventos, 11 TCCs e 15 resumos de trabalhos publicados em anais de eventos científicos, entre outros.

Sinopse do curta-metragem: Anne e Guerthe são amigas de longa data e se reencontram depois de muitos anos. Elas iniciam uma conversa sobre Ingrid, filha de uma delas que fará 25 anos, portadora de autismo e deficiência intelectual. As amigas falam da qualidade de vida desta jovem, que é mostrada em uma atividade do NETI e da APAE.
O filme será disponibilizado após o XV Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade, que será realizado de 3 a 6 de outubro.
 
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support