Contratação dos projetos do terceiro PAP-UDESC iniciará em abril

Centenas de pesquisadores da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) terão verbas da instituição para investigar temas tão variados – como Fisioterapia, Conservação de recursos florestais, Fundição e Metalurgia – após terem sido contemplados numa chamada conjunta com a FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). Acesse o Edital nº 01/2016 PAP-UDESC/Fapesc e seus resultados neste link.
A FAPESC tratou da avaliação dos projetos e divulgação dos resultados do PAP (Programa de Apoio à Pesquisa). Agora prepara os contratos para que a concessão dos termos de outorga aos líderes dos 112 grupos de pesquisa selecionados seja feita em abril, conforme previsão da coordenadora Tatiana de Aguiar (e-mail tatiana@fapesc.sc.gov.br).  Também cuida do PAP a coordenadora Maria Carolina Knabben (e-mail mariacarolina@fapesc.sc.gov.br).

O LARVA (Laboratório de Realidade Virtual Aplicada), da UDESC Joinville, foi um dos contemplados nesta chamada do PAP. (Foto: divulgação/CCT)

A UDESC bancará o valor total de R$ 3,52 milhões para garantir a manutenção dos 112 grupos de pesquisa até dezembro de 2018. Uma novidade desta edição do PAP é que será permitida a compra de passagens e inscrições para apresentação de resultados de pesquisas em congressos científicos realizados no território nacional, até 10% do valor recebido. Isso decorre de solicitações de pesquisadores que, durante o 4º Encontro dos Grupos de Pesquisa da UDESC, em 2015, prestaram contas dos recursos recebidos por meio do segundo PAP, decorrente da Chamada Pública nº 04/2014 da FAPESC.
Um dos elogios recorrentes durante o encontro dizia respeito à flexibilidade proporcionada aos pesquisadores em outros aspectos: “a gente escolhe o serviço que quer para a execução dos projetos, ganha agilidade para a compra e manutenção de equipamentos”, resumiu o Prof. Cristiano Steffens, do Grupo de Pesquisa Biologia e Tecnologia Pós Colheita, acrescentando que também a disseminação de conhecimentos fica facilitada. Outros participantes corroboraram a afirmação e comemoraram o fato de que as verbas públicas podem ser usadas também em taxas de divulgação e tradução de artigos científicos.
Mais informações sobre o PAP podem ser obtidas com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) pelo e-mail proppg.reitoria@udesc.br.
 
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support