A Iniciativa Computação na Escola, coordenada pelo INCoD (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Convergência Digital) da Universidade Federal de Santa Catarina em cooperação com o IFSC (Instituto Federal), é um dos projetos selecionados pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) para receber a Chancela da SBC. A Chancela é dada como reconhecimento da Sociedade Brasileira de Computação a ações que levam a computação para crianças, adolescentes, idosos e públicos que não tenham contato com a área na educação formal, aproximando a computação da sociedade brasileira.
O INCoD foi um dos quatro INCTs estruturados a partir de 2008 em Santa Catarina, por meio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). Os outros três são: Brasil Plural, Polo (Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica) e CNM (Catálise em Sistemas Moleculares e Nanoestruturados).
A Iniciativa Computação na Escola é dedicada a ampliar o ensino de computação no Ensino Fundamental e Médio com a visão de que todos os alunos, em todas as escolas, devem ter a oportunidade de aprender computação, incluindo especialmente pensamento computacional e programação. Essa necessidade de aprender a computação vai além da utilidade profissional. Neste século, saber computação se tornou uma habilidade básica e útil para todos e em todos os aspectos da vida. Especialmente entre as crianças, a computação é vista como um tipo de “poder mágico” que permite, àquele que é fluente em programação, realizar suas ideias por meio de animações, jogos, aplicativos – tudo que imaginar!
O recebimento da Chancela da SBC reforça a importância da iniciativa Computação na Escola como uma das poucas organizações brasileiras dedicadas ao desenvolvimento de unidades de ensino e materiais didáticos que buscam superar os obstáculos ao ensino de computação. Para isso, a iniciativa Computação na Escola tem desenvolvido:
- Oficinas em família: para ensinar os pais juntamente com seus filhos, a fim de aumentar o incentivo e apoio dos pais de forma que também compreendam a importância da computação;
- Integração interdisciplinar: especialmente com disciplinas de outras áreas, como: artes, história, etc. de forma a permitir aos alunos uma experiência de computação através de diferentes campos de conhecimento;
- Soluções de baixo custo e/ou software livre: (por exemplo, utilizando Arduino e Scratch) de forma a permitir o amplo acesso de alunos de baixa renda ao ensino de computação nas escolas públicas brasileiras.
A Iniciativa Computação na Escola atualmente fornece várias unidades instrucionais:
A chancela pode ser conferida no site da SBC aqui.
Fonte: INCoD, com ajustes da FAPESC