Computação na Escola recebe chancela da Sociedade Brasileira de Computação

A Iniciativa Computação na Escola, coordenada pelo INCoD (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Convergência Digital) da Universidade Federal de Santa Catarina em cooperação com o IFSC (Instituto Federal), é um dos projetos selecionados pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) para receber a Chancela da SBC. A Chancela é dada como reconhecimento da Sociedade Brasileira de Computação a ações que levam a computação para crianças, adolescentes, idosos e públicos que não tenham contato com a área na educação formal, aproximando a computação da sociedade brasileira.
O INCoD foi um dos quatro INCTs estruturados a partir de 2008 em Santa Catarina, por meio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da FAPESC  (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). Os outros três são: Brasil Plural, Polo (Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica) e CNM (Catálise em Sistemas Moleculares e Nanoestruturados).

A Iniciativa Computação na Escola é dedicada a ampliar o ensino de computação no Ensino Fundamental e Médio com a visão de que todos os alunos, em todas as escolas, devem ter a oportunidade de aprender computação, incluindo especialmente pensamento computacional e programação. Essa necessidade de aprender a computação vai além da utilidade profissional. Neste século, saber computação se tornou uma habilidade básica e útil para todos e em todos os aspectos da vida. Especialmente entre as crianças, a computação é vista como um tipo de “poder mágico” que permite, àquele que é fluente em programação, realizar suas ideias por meio de animações, jogos, aplicativos – tudo que imaginar!
O recebimento da Chancela da SBC reforça a importância da iniciativa Computação na Escola como uma das poucas organizações brasileiras dedicadas ao desenvolvimento de unidades de ensino e materiais didáticos que buscam superar os obstáculos ao ensino de computação. Para isso, a iniciativa Computação na Escola tem desenvolvido:

  • Oficinas em família: para ensinar os pais juntamente com seus filhos, a fim de aumentar o incentivo e apoio dos pais de forma que também compreendam a importância da computação;
  • Integração interdisciplinar: especialmente com disciplinas de outras áreas, como: artes, história, etc. de forma a permitir aos alunos uma experiência de computação através de diferentes campos de conhecimento;
  • Soluções de baixo custo e/ou software livre: (por exemplo, utilizando Arduino e Scratch) de forma a permitir o amplo acesso de alunos de baixa renda ao ensino de computação nas escolas públicas brasileiras.

A Iniciativa Computação na Escola atualmente fornece várias unidades instrucionais:

A chancela pode ser conferida no site da SBC aqui.
 
Fonte: INCoD, com ajustes da FAPESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support