FAPESC apoia evento internacional sobre sistemas dinâmicos

Entre os dias 20 e 24 de março, professores do departamento de Matemática da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) promovem o III FloripaDynSys, Workshop on Dynamics, Numeration, Tilings and Graph Algebras. O evento internacional tem apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio do edital PROEVENTOS e trará pesquisadores da área de diversos países: Noruega, Espanha, Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Dinamarca, Austrália e Ilhas Faroe, além de profissionais de outros estados brasileiros, como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Sistemas dinâmicos, área de estudo de Artur Avila, ganhador da Medalha Fields (ele foi o primeiro cientista sul-americano a receber o maior prêmio internacional da matemática), são utilizados para modelar e resolver diversos problemas da física, biologia, computação e outras áreas. Como objeto matemático, a teoria de sistemas dinâmicos dialoga com outros campos da Matemática, como análise, topologia, teoria de grafos, álgebra abstrata, álgebra de operadores, ordem aperiódica.
A conferência internacional será focada nos desenvolvimentos recentes na área de Sistemas Dinâmicos Simbólicos e de temas relacionados. O workshop contará com palestras voltadas para alunos de pós-graduação e pesquisadores, e sessões de pôsteres (inclusive de alunos de pós-graduação), além de sessões de problemas abertos. Pesquisadores internacionalmente destacados em seus campos de estudo, estudantes de pós graduação e estudantes de graduação interagirão durante cinco dias criando um ambiente propício ao intercâmbio de ideias e ao estabelecimento de novas redes de colaboração.
O FloripaDynSys já conta com duas edições anteriores (realizadas nos anos 2013 e 2015) e vem se estabelecendo como um evento regular bianual na área de sistemas dinâmicos na região sul. Mais informações sobre inscrições e a programação podem ser encontradas no site do evento.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC