Chapecó sedia workshop sobre cidades médias

Já está definida a programação do XIV Workshop da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias, que inicia no dia 6 de março, na UNOCHAPECÓ (Universidade Comunitária Regional de Chapecó). Naquela segunda-feira, a primeira mesa redonda, sobre a intermediação urbana no período contemporâneo, terá representantes do Chile (Federico Arenas Vasquez – Pontifícia Universidad Católica de Chile), da Argentina (Maria Laura Silveira – Universidade de Buenos Aires) e do Brasil (Maria Encarnação Beltrão Sposito – Universidade Estadual Paulista). Dois professores espanhóis também participam do evento: Carmen Bellet Sanfeliu, da Universidad de Lleida, será a mediadora da segunda mesa redonda ( Noções e novos conceitos para a compreensão dos papéis de cidades de porte médio); e Francisco Cebrian Abéllan Universidad Castilla-La Mancha será palestrante na terceira mesa redonda, sobre tipologias urbanas e cidades médias.

Professores de outros países e de diversos brasileiros estarão presente no workshop a ser promovido pela ReCiMe (Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias), após ter sido selecionado pela chamada pública Proeventos, da
FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).
Os temas pesquisados pela Rede são Desigualdades socioespaciais; Centro e centralidade urbana; Reestruturação regional e da cidade. Seus objetivos incluem aprofundar as pesquisas sobre cidades médias em diferentes regiões brasileiras para avaliar os elementos que as identificam e aqueles que caracterizam suas especificidades, de modo a propiciar melhor espectro comparativo para compreensão da diversidade nacional. Também permitem verificar a relação entre a reestruturação produtiva e a localização industrial em cidades médias, e reconhecer os processos e a dinâmica de evolução do espaço agrícola, a (re)produção dos espaços urbanos não metropolitanos, as novas relações campo-cidade promovidas pela reestruturação produtiva da agropecuária e a formação das Regiões Produtivas Agrícolas.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC