Ministro visita Unidade Embrapii e participa de tributo a engenheiro em Santa Catarina

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, participou nesta quarta-feira (21) da inauguração do Auditório Reitor Caspar Erich Stemmer e do lançamento do Prêmio Stemmer de Inovação Catarinense, em Florianópolis (SC). Kassab também conheceu as instalações do Laboratório-Fábrica de Desenvolvimento e Testes de Processos e Produtos Eletrônicos (LabElectron), da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi) – uma das Unidades Embrapii.
Durante a solenidade, o titular do MCTIC enfatizou o papel do engenheiro para o desenvolvimento de atividades inovadoras em Santa Catarina. “Tive a alegria de participar dessa homenagem ao professor Stemmer. Todos nós que vivemos no mundo da inovação, ciência e tecnologia  sabemos da sua importância, do seu legado. É importante preservar essa memória para que o seu trabalho seja uma referência para todos aqueles que atuam na ciência e tecnologia no Brasil”, afirmou Kassab.
O espaço instalado na sede da Dígitro Tecnologia – companhia que desenvolve aplicações em inteligência, tecnologia da informação (TI) e telecomunicações – e a premiação homenageiam o engenheiro mecânico-elétrico e civil Caspar Erich Stemmer, um dos expoentes da inovação tecnológica em Santa Catarina. Ele foi executivo de empresas, empresário, professor universitário e gestor público – inclusive no então Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
Ainda na capital catarinense, Kassab conheceu as instalações do Laboratório-Fábrica de Desenvolvimento e Testes de Processos e Produtos Eletrônicos (LabElectron). A instalação é uma das unidades da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi). No espaço são desenvolvidos serviços especializados de montagem e soldagem de PCIs; prototipagem; desenvolvimento de placas eletrônicas; infraestrutura de suporte. Há também escritórios e salas de treinamento.
Quem foi
Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1953, Stemmer começou a carreira como professor na mesma instituição. Em 1964, se instalou em Florianópolis (SC) e passou a lecionar no curso de engenharia mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). No período de 1970 a 1974, foi diretor do Centro Tecnológico da universidade.
Entre 1976 e 1980, foi reitor da UFSC. Durante o período na academia, foi responsável pela criação e aperfeiçoamento de uma série de cursos relacionados a engenharias na UFSC. Desta maneira, Stemmer teve papel de destaque no desenvolvimento do empreendedorismo inovador em Santa Catarina. Com base nos parâmetros desenvolvidos por ele, criaram-se as bases para o estabelecimento da Fundação Certi.
Fonte: MCTIC
Gilberto Kassab esteve no LabElectron, em Florianópolis (SC).
Crédito da foto abaixo: Ascom do MCTIC

21-12-ministro-gilberto-kassab-conhece-as-instalacoes-do-labelectron
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support