Univali aprova quatro projetos em edital do CNPq

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) teve quatro projetos aprovados na Chamada Universal de 2016, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As propostas contempladas são das áreas de saúde, educação e gestão e totalizam cerca de R$200 mil em recursos. O resultado foi divulgado no dia 9 de dezembro.
Entre os projetos selecionados está uma pesquisa para busca de tecnologias diferentes e mais sustentáveis, no intuito de estudar alvos farmacológicos para a doença de Alzheimer. O trabalho utilizará a nanotecnologia e a espécie Danio Rerio (Zebrafish).  A pesquisa será coordenada pela professora Márcia Maria de Souza, com envolvimento de acadêmicos dos cursos de Farmácia, Biomedicina e Medicina, do mestrado e doutorado em Ciências Farmacêuticas da Univali.
universal-cnpq
Ainda no campo da saúde, a professora Adriana Campos conduzirá o projeto contemplado no edital, para bioprospecção de extratos, frações e substâncias isoladas de plantas frutíferas silvestres com potencial gastroprotetor e anticâncer. Nesta iniciativa participarão alunos do curso de Nutrição e, também, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Univali.
Na área da educação, a pesquisa da docente Adair de Aguiar Neitzel, do Programa de Pós-Graduação em Educação, foi aprovada. Por meio da proposta um grupo analisará o processo de mediação em leituras nas escolas onde o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Letras da Univali e das universidades parceiras atuam, identificando como os licenciandos bolsistas operam a mediação em leitura na educação básica.
Já a professora Rosilene Marcon, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Univali, conduzirá o projeto aprovado “Governança Corporativa em Empresas de Setores Regulados: uma investigação sobre as divulgações de sustentabilidade”. A pesquisa contará com a participação de acadêmicos do PPGA e de pesquisadores parceiros.
O objetivo da Chamada Universal é democratizar o fomento à pesquisa científica e tecnológica no País, contemplando todas as áreas do conhecimento. A aprovação final seguiu o total de recursos previstos em edital de R$ 200 milhões, sendo R$ 150 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (FNDCT) e R$ 50 milhões do CNPq.
Fonte: Coordenadoria de Marketing e Comunicação UNIVALI